Flávia Salmázio - Publicado em 09-11-2020 14:00 - Atualizado em 09-11-2020
ConsUni aprova moção de apoio à nomeação pró-tempore da atual Reitora
Foto: Reitoria UFSCar.
Na última sexta-feira (6 de novembro), o Conselho Universitário (ConsUni), órgão deliberativo máximo da UFSCar, reuniu-se em caráter extraordinário. Nesta reunião ficou definida a anulação das Listas Tríplices elaboradas para os cargos de Reitor e Vice-Reitor da UFSCar em 28 de agosto. O Conselho também decidiu pela realização de novo Colégio Eleitoral para elaboração das Listas Tríplices.

Considerando o final do mandato da atual Reitora da UFSCar, Profa. Dra. Wanda Hoffmann, e a impossibilidade de nomeação de novo Reitor em caráter definitivo, o ConsUni aprovou moção de apoio à nomeação da atual Reitora para um mandato pró-tempore (ou seja, temporário), até que ocorra a nomeação (definitiva) de novo Reitor.

A nomeação pró-tempore tornou-se necessária pelo encerramento do mandato da atual Reitora em 07/11/2020; pela impossibilidade de nomeação (definitiva) de novo Reitor até esta data devido à suspensão das listas tríplices determinada por Decisão Judicial; devido, também, à decisão do ConsUni de anular as Listas Tríplices elaboradas no Colégio Eleitoral de 28/08/2020. O apoio do ConsUni foi proposto para conferir legitimidade democrática à nomeação da atual Reitora em caráter pró-tempore, caso a decisão do MEC confirme sua nomeação.

Confira o texto da Moção de Apoio:

"Tendo em vista o final do mandato da atual Reitora, e a impossibilidade jurídica de nomeação do novo Reitor, o Conselho Universitário da UFSCar reconhece a necessidade e apoia a nomeação da atual Reitora da UFSCar para um mandato pró-tempore (temporário), que deverá ser encerrado com a nomeação do novo Reitor, o que o ConsUni defenderá e buscará que aconteça no menor tempo possível".