Tiago Santi - Publicado em 18-01-2021 13:00
Coletivo "Amar-elos" convida voluntários para atuar como acolhedores
Encontro formativo será realizado online no dia 19/01 às 19 horas (Imagem: Reprodução)
No Campus Lagoa do Sino da UFSCar são desenvolvidos dois projetos no âmbito do Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (Piape): o "Dialogar", que promove ações na área de Saúde Mental; e o "Saindo do Casco", que realiza estudos, atividades lúdicas e físicas, visando à redução de danos. Ambos acontecem conjuntamente, com práticas relativas à saúde física e mental, todas as quintas-feiras, por meio da plataforma Google Meet.

A partir das experiências obtidas durante as atividades dos projetos, em 2021 está sendo formado o Coletivo "Amar-elos", que tem o objetivo de mobilizar estudantes, docentes e técnico-administrativos para atuar como acolhedoras e acolhedores, com disponibilidade para ouvir qualquer membro da comunidade universitária em situação de vulnerabilidade emocional. A equipe idealizadora do Coletivo é formada pelo professor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) Fábio Grigoletto, coordenador do Projeto Dialogar; pelo técnico-administrativo André Pereira da Silva, coordenador do Projeto Saindo do Casco; além de Simone Peixoto Conejo, psicóloga do Campus Lagoa do Sino; e discentes bolsistas e voluntários da Universidade.

Para as pessoas que desejam atuar voluntariamente como ouvintes, haverá um encontro formativo no dia 19 de janeiro, às 19 horas, com a psicóloga Simone Conejo e as equipes dos projetos. O encontro será via Google Meet e os interessados podem se inscrever neste link. Os participantes receberão certificado. Após essa atividade, serão realizadas reuniões mensais para continuidade do processo formativo e estabelecimento de um espaço de escuta entre os voluntários. "Então, seja no papel de quem será escutado ou de quem faz a escuta, a ideia é que ninguém se sinta sozinho", destaca Silva.

As pessoas que se formarem como acolhedoras, poderão usar um filtro amarelo do Coletivo "Amar-elos" em suas fotos de perfil nas redes sociais, o que facilitará a identificação e o contato com membros da comunidade universitária que gostariam de conversar. Silva salienta que a formação da rede de acolhedores não deve ser confundida com o trabalho desenvolvido por profissionais da Saúde, tais como psicólogos e assistentes sociais. "A ideia é atuar para que todos possamos ser acolhedores, fomentando uma cultura de cuidado mútuo no Campus Lagoa do Sino e na UFSCar, algo extremamente importante para a melhora da saúde mental da comunidade", finaliza o coordenador.

Mais informações sobre o Coletivo "Amar-elos" e sobre os projetos Piape estão disponíveis na página do Instagram. Também é possível entrar em contato pelo e-mail lspiape2020@gmail.com ou pelos números de WhatsApp (11) 93476-0764, (11) 96423-8096 e (19) 99848-3686.