Adriana Arruda - Publicado em 11-02-2021 16:00
Vídeos mostram trajetória de cientistas do Brasil atuantes na Alemanha
Participantes são de áreas diversas, em distintos estágios da carreira (Imagem: Divulgação)
A Embaixada do Brasil em Berlim e o Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento (LAbI) da UFSCar estão lançando a primeira temporada da série "Sapiência BR", com depoimentos e apresentação do trabalho de cientistas do Brasil atuantes na Alemanha. São sete os episódios iniciais, com profissionais em diferentes estágios da carreira, de áreas de conhecimento e atuação diversas e, também, com experiências variadas no exterior e no estabelecimento dos vínculos com o país de origem.

A produção integra processo de mobilização da diáspora brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Alemanha, coordenados pelo Setor de CT&I e Cooperação da Embaixada (Sectec Berlim). "A série será um instrumento fundamental para divulgar, no Brasil, o trabalho de cientistas e outros profissionais de CT&I que atuam na Alemanha. O objetivo último é fomentar contatos e projetos de cooperação com instituições do Brasil, para que essas brasileiras e esses brasileiros possam contribuir, a partir de suas posições em universidades e empresas alemãs, para o engrandecimento da Ciência e da Tecnologia no nosso país", compartilha Pedro Ivo Ferraz da Silva, Secretário da Embaixada e Chefe do Sectec Berlim.

"Durante a pandemia, ficou mais evidente a relevância da comunicação pública da Ciência. Este projeto, por sua vez, mostra como a comunicação é importante não apenas para o diálogo com pessoas de outros setores da sociedade, mas também entre a comunidade científica e para a transformação do processo de produção de conhecimento. Sapiência BR busca falar com todas essas pessoas, e destacar inclusive o papel das atividades científicas e de cientistas na promoção de relações internacionais de cooperação e colaboração", avalia o Coordenador Geral do LAbI e docente do Departamento de Física da UFSCar, Adilson Jesus Aparecido de Oliveira.

Os sete episódios iniciais de Sapiência BR têm a participação de biólogos, pesquisadora da Saúde, engenheiras de materiais e agrônoma, engenheiro mecânico e socióloga, atuando em quatro cidades e sete instituições alemãs, em posições que vão do doutorado a cargos de chefia de departamento. Além das experiências em projetos de pesquisa, são compartilhadas também experiências de fomento à cooperação na área da publicação científica e à colaboração com a indústria. "Foi muito interessante, ao longo das conversas com os participantes desta primeira temporada, perceber a formação de um mosaico, que ilustra a complexidade desses processos de cooperação e de estabelecimento de vínculos duradouros. Esperamos ter conseguido mostrar isto nos episódios", comenta a jornalista Mariana Pezzo, Coordenadora Executiva do LAbI, Assessora de Comunicação Científica da UFSCar e uma das responsáveis pela direção da série.

Os vídeos da primeira temporada de Sapiência BR estão sendo veiculados nos canais do LAbI e ClickCiência no YouTube. O projeto tem apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) vinculados à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Para o lançamento do projeto, será realizada no dia 18 de fevereiro, às 10h30 (horário de Brasília, 14h30 em Berlim), live com a participação dos responsáveis pelo projeto, para debate com o público sobre os seus objetivos e, também, compartilhamento de expectativas para as próximas temporadas. A conversa pode ser conferida no Facebook do LAbI e canal ClickCiência no YouTube. Mais informações sobre o projeto e, também, manifestação de interesse em participar das próximas temporadas (para cientistas do Brasil na Alemanha), podem ser encaminhadas pelo endereço sectec.berlim@itamaraty.gov.br.