Analice Gaspar Garcia - Publicado em 22-02-2021 15:30
Adilson de Oliveira defende autonomia universitária em artigos
Adilson de Oliveira, Reitor eleito e não empossado na UFSCar (Foto: Arquivo pessoal)
Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, docente do Departamento de Física e Reitor eleito com a preferência de mais de 66% da comunidade da UFSCar - porém não nomeado pela Presidência da República -, publicou na manhã desta segunda-feira (22/2) artigo em defesa da autonomia universitária na seção "Tendências e Debates" do jornal Folha de S. Paulo, intitulado "Autonomia universitária é vacina".

No texto, Oliveira faz resgate histórico da ideia de autonomia, que nasce junto com a concepção da liberdade de pensamento nas universidades ser fundamental à produção do conhecimento. Depois, comenta como a autonomia aparece na legislação brasileira e a função da lista tríplice, apontando então os problemas envolvidos na não nomeação dos primeiros nomes das listas, situação já concretizada em mais de 20 instituições em todo o sistema federal de Ensino Superior desde o início do atual governo. Por fim, o autor evidencia como os ataques à autonomia afetam não apenas as próprias universidades, mas toda a sociedade brasileira.

No dia 18 de fevereiro, Oliveira já havia apresentado defesa semelhante em artigo publicado no site do projeto #Colabora.