João Eduardo Justi - Publicado em 26-02-2021 13:00
Pesquisa da UFSCar analisa processo de organização de arquivos digitais
Participações são aceitas até o final de fevereiro (Imagem: Freepik)
O Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFSCar convida pessoas voluntárias para participar da pesquisa de iniciação científica intitulada "Arquivamento digital pessoal: práticas e percepções dos discentes da UFSCar sobre o armazenamento de informações", que objetiva observar como os estudantes da Instituição realizam o processo de organização e arquivamento de arquivos digitais pessoais.

No escopo do projeto, são considerados arquivos digitais todos os documentos, informações e registros criados, disseminados e adquiridos em meio digital (computador e/ou Internet), por exemplo, arquivos em extensões .pdf, .doc, planilhas de Excel, fotos, vídeos etc.

O trabalho é desenvolvido por Pedro Bertazzi, aluno do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade, sob a orientação de Ariadne Chloe Furnival, docente do DCI. Podem participar estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFSCar, de qualquer área. A participação consiste no preenchimento de um questionário online, com duração máxima de 10 minutos. As respostas devem ser enviadas até o final de fevereiro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail pedro.eduardobertazzi@gmail.com.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE 39652020.2.0000.5504.)