Adriana Arruda - Publicado em 02-03-2021 21:00
Importância da vacinação abre programação de congressos na UFSCar
Programação segue até quinta-feira (Imagem: Divulgação)

Nesta semana, de 1º a 4 de março, estão sendo realizados, de forma online, o 27º Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o 12º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI) da UFSCar, uma oportunidade para estudantes e orientadores apresentarem e discutirem os projetos desenvolvidos na Universidade nos anos de 2019 e 2020.

A cerimônia de abertura ocorreu na última segunda-feira, 1º de março, e teve a participação da Vice-Reitora da UFSCar, Maria de Jesus Dutra dos Reis; do Pró-Reitor de Pesquisa, Ernesto Chaves Pereira de Souza; do responsável pela Coordenadoria de Programas de Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq), Roberto Antonio Martins; e do Coordenador Geral do evento, Cesar Henrique Comin.

"Esta iniciativa é uma etapa importante no desenvolvimento do aluno como pesquisador e inovador, pois é uma oportunidade de divulgar o seu trabalho e ouvir a opinião de pessoas externas", defendeu Comin. Para a Vice-Reitora da UFSCar, diante do cenário da pandemia de Covid-19, a realização dos congressos reflete um processo de resistência e de dedicação dos estudantes, pois mostra que a produção do conhecimento na UFSCar continua vigente e acontecendo para além dos muros da Instituição.

Durante os eventos, estão sendo realizadas, além das sessões de discussão de trabalhos, palestras, e o primeiro debate destacou o panorama de desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19. A palestra teve a participação de Sergio Oliveira de Paula, docente do Departamento de Biologia Geral da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na ocasião, o pesquisador abordou os principais sintomas e características da Covid-19, bem como dados gerais sobre a pandemia.

Ao longo da palestra, o convidado também reforçou a importância da vacinação e promoveu uma reflexão sobre o papel da Ciência no combate diário ao negacionismo científico. De Paula abordou como a vacina é um modo artificial de estimular o sistema imune e falou do papel dos adjuvantes, substâncias capazes de potencializar uma resposta imune a determinada doença e aumentar a produção de anticorpos.

Para o docente, um dos grandes desafios no cenário da Covid-19 no Brasil se refere ao financiamento de pesquisas. "No século passado, o Brasil era um dos maiores produtores de vacina. Hoje, somos dependentes da importação de insumos de outros países, o que gera entraves políticos, ideológicos e até mesmo financeiros", analisou.

Assim, o pesquisador defendeu a necessidade de se investir em Ciência, Tecnologia e Educação. "Esse investimento não é somente para a pesquisa com o olhar para experimentos em laboratórios; envolve, também, a formação de pesquisadores, a concessão de bolsas de mestrado e doutorado e a reciclagem do conhecimento, já que essas pessoas serão as novas formadoras de opinião". O debate completo está disponível aqui.

Próximas atividades do CIC e do CIDTI
Também como parte das atividades do CIC e do CIDTI, foram enviados vídeos de apresentações sobre os trabalhos desenvolvidos. Todas as 606 apresentações submetidas estão disponíveis para visualização neste endereço.

A programação dos congressos segue nestas quarta e quinta-feira, 3 e 4 de março, com as palestras "Jornalismo profissional e o combate às fake news na política brasileira" (3/3, às 18 horas) e "Desenvolvimento de métodos analíticos sustentáveis" (4/3, às 18 horas), e com sessões de discussão dos departamentos de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME-Ar), Ecologia e Biologia Evolutiva (DEBE), Engenharia Mecânica (DEMec), Engenharia Civil (DECiv) e Teorias e Práticas Pedagógicas (DTTP) da UFSCar (3/3, às 19 horas). O encerramento ocorre a partir das 19 horas do dia 4. As transmissões contam com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Todas as informações podem ser conferidas no site da Coordenadoria dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (CoPICT) da ProPq, onde também constam os links de transmissão de eventos realizados e futuros.