João Eduardo Justi - Publicado em 08-03-2021 10:00
Campus Sorocaba promove curso sobre Educação Infantil e inclusão
Proposta visa atualizar conceitos do campo da educação antirracista (Imagem: Reprodução)
Até o dia 8 de abril, às quintas-feiras, das 16 às 18 horas, o Núcleo de Educação e Estudos da Infância (Nein), do Campus Sorocaba da UFSCar, oferta o curso de extensão "Educação Infantil numa Perspectiva Inclusiva", na modalidade online com transmissão via YouTube.

A proposta visa atualizar conceitos do campo da educação antirracista em interface com as especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil; pensar estratégias para garantir a representatividade negra no contexto educacional da primeira infância; visibilizar a educação das relações étnico-raciais; e compartilhar ideias para elaborações de espaços promotores de igualdade racial.

O primeiro encontro, realizado no dia 4 de março, teve como tema "Bebês e crianças com deficiência na Educação Infantil" e contou com a participação de Carla Vasques, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e com a mediação de Fernanda Souza, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP - Campus de Presidente Epitácio), e de Saimonton Tinôco da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB - Campus Areia), docentes responsáveis pelo curso.

A próxima aula, no dia 11 de março, abordará estratégias para o ensino da cultura africana e afro-brasileira na educação bilíngue de crianças surdas, e será ministrada pela professora Diléia Martins, do Departamento de Psicologia (DPSi) da UFSCar. Nas semanas seguintes, as discussões transitarão em torno de temas como inclusão escolar, atendimento educacional especializado na Educação Infantil; interações e brincadeiras para uma Educação Infantil inclusiva; professores com deficiência na Educação Infantil, entre outros.

O curso de atualização, com um total de 30 horas certificadas, contemplou inscritos oriundos de 193 municípios de diversos estados das cinco regiões do país. As inscrições estão esgotadas, mas as aulas estão sendo gravadas e ficam disponíveis no YouTube (aqui e aqui) para todas as pessoas interessadas. Durante as atividades, há a participação de tradutores-intérpretes de Libras (como apoio às pessoas surdas), além da audiodescrição de imagens e slides com contraste (em apoio às pessoas com deficiência visual).

O Nein está vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) do Campus Sorocaba, conta com a coordenação da professora Maria Walburga dos Santos, do próprio (DCHE), e vem realizando atividades, em parceria com outras instituições, desde de 2018. O curso é uma parceria do Nein com o Núcleo de Educação Infantil da Escola Paulistinha de Educação (Unifesp), o Grupo de Pesquisa CRIEI (do Campus Sorocaba da UFSCar) e o Grupo de Pesquisa A[travessa]mentos (UFPB e IFSP-Presidente Epitácio). Mais informações em https://www.facebook.com/neinUFSCar e em https://neinufscar.wordpress.com/.