Mariana Pezzo - Publicado em 13-03-2021 11:20
Tirinhas divulgam conhecimento e curiosidades sobre vidros
Tirinhas também foram reunidas em calendário (Ilustração: Adriana Iwata)
Existe vidro inquebrável? E vidros feitos de açúcar? Vidros estão em todos os lugares, desde a janela e a garrafa próximas a nós até aplicações avançadas, em telescópios e biovidros usados no tratamento de fraturas, dentre inúmeras outras. Para disseminar o conhecimento e curiosidades sobre o mundo dos vidros, o Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos (CeRTEV), sediado na UFSCar, criou o projeto "Tirinhas de Vidro", em que essas questões são apresentadas de forma lúdica.

Na série de tirinhas, a rotina de Nick e Bia, estudantes universitários que desenvolvem pesquisa de iniciação científica no CeRTEV, é o ponto de partida das histórias, o que permite tratar, além dos materiais vítreos, do cotidiano de produção do conhecimento científico. Já são 18 as tirinhas publicadas, divulgadas no blog "Tirinhas de Vidro" e, também, em páginas do projeto no Facebook e Instagram.

As tirinhas são ilustradas por Adriana Iwata, bolsista de jornalismo científico no CeRTEV, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Iwata é graduada, mestre e doutora em Química pela UFSCar, com pesquisas relacionadas ao uso de histórias em quadrinhos e mangás para a divulgação do conhecimento científico desde a graduação.

O projeto "Tirinhas de Vidro" também está coletando dados para compreensão do potencial dessa linguagem junto a diferentes públicos e, por isso, a autora convida todas as pessoas a preencherem questionário online sobre a experiência com as tirinhas.

Além de Iwata, atuam no projeto, como orientadoras, Ana Cândida Martins Rodrigues, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar e Coordenadora de Educação e Difusão do CeRTEV, e Karina Omuro Lupetti, que dirige o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica, parceiro da iniciativa, que conta com o apoio também da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade.

CeRTEV
O CeRTEV é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) apoiados pela Fapesp. Coordenado por Edgar Dutra Zanotto, da UFSCar, reúne pesquisadores da própria UFSCar e, também, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Criado em 2013, realiza pesquisa básica e aplicada em materiais vítreos (vidros e vitrocerâmicas), acompanhadas pelas atividades de inovação e educação.