Mariana Pezzo - Publicado em 09-04-2021 17:00
Estudantes da UFSCar criam podcast de diálogo entre Biologia e Sociedade
Equipe é formada por sete biólogos e um músico (Imagem: Divulgação)
"Sério, Sapiens?" A questão, que dá nome a podcast criado e mantido por estudantes e profissionais já formados pela UFSCar, exprime muito da motivação para o projeto, que está iniciando seu segundo ano de produção. "É uma crítica, na forma de sátira, em relação à espécie Homo sapiens, da qual fazemos parte, no sentido de estarmos falhando como sociedade. Muitas vezes nos pegamos pensando 'Sério, Sapiens?', 'isto é real' como, por exemplo, diante da desvalorização do ensino e da pesquisa, dos crescentes cortes na área da Educação, das questões ambientais, ao longo dos últimos anos", explica o grupo, formado por oito pessoas, sendo sete graduadas em Ciências Biológicas e um estudante de graduação em Educação Musical na UFSCar, parte delas mestres ou ainda estudantes de pós-graduação na Universidade.

Do questionamento, o grupo partiu para a ação. Os episódios, mensais, buscam aproximar a Universidade e o conhecimento nela produzido da sociedade como um todo, pela divulgação científica associada ao debate de temas como desigualdade, gênero, racismo, inclusão no universo científico, dentre outros. Nos 12 episódios já publicados - sempre na última sexta-feira do mês -, alguns dos tópicos escolhidos foram pandemias e epidemias; florestas urbanas; polinização; privatização da água; e mulheres na Ciência.

"Além dos debates sobre temas atuais do universo das Ciências Biológicas à luz de informações confiáveis, buscamos estimular o pensamento crítico, compartilhando ferramentas que apoiem os ouvintes na construção de suas próprias ideias. Para isso, mostramos as etapas de nosso raciocínio, o caminho feito para chegar na conclusão apresentada, e fazemos indagações e reflexões sobre o tema trabalhado. Não queremos simplesmente fornecer informações prontas para nossos ouvintes, pois seria mais do mesmo", relata a o grupo responsável pela produção.

Além da produção em áudio, o projeto também tem um perfil no Instagram (@seriosapiens), com conteúdos adicionais e séries especiais. "Com o conhecimento que adquirimos na Universidade, vemos que a Biologia está em tudo! Está nos lugares mais óbvios, como nas florestas e mares, mas também está em filmes, desenhos, jogos, programas de TV e outros passatempos. Buscamos usar diferentes elementos para despertar o interesse das pessoas", explica a equipe. "Buscamos fugir da fama da Biologia, de ser 'decoreba' Sim, é preciso guardar muitas coisas, mas é mais fácil relacionar uma espécie de animal a um Pokémon que você adorava e fez parte da sua infância, não é?", ponderam, exemplificando com uma das séries criadas no Instagram, que justamente relaciona os personagens de Pokémon a diferentes animais.

"Sério, Sapiens?" tem perfis, além do Instagram e no Spotify, no Facebook, Twitter (@SerioSapiens) e YouTube.