Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 12-04-2021 15:00
UFSCar participa de lançamento de programa de P&D em árvores nativas
Webinar é gratuito e aberto ao público (Imagem: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura)
Webinar é gratuito e aberto ao público (Imagem: Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura)
No dia 13 de abril, a UFSCar-Sorocaba participa do webinar de lançamento do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Silvicultura de Espécies Nativas (PP&D-SEN), realizado pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento multissetorial, composto por entidades do agronegócio no Brasil, organizações civis da área de Meio Ambiente e Clima, cientistas, associações e companhias nos setores da madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras.

O PP&D-SEN é uma iniciativa pioneira que busca acelerar a restauração florestal e o plantio de nativas com fins econômicos. Tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico para permitir à silvicultura com árvores nativas da Amazônia e da Mata Atlântica atingir escala comparável à dos principais setores agroindustriais do País.

O webinar de lançamento do PP&D-SEN vai apresentar a estrutura, os objetivos e a governança do Programa. Pesquisadores e representantes dos setores público e privado debaterão o potencial da silvicultura de nativas e os desafios e oportunidades para o Brasil, durante esta Década da Restauração, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação terá abertura com Rachel Biderman, cofacilitadora da Coalizão e Vice-Presidente Sênior para as Américas da Conservação Internacional; apresentação dos pesquisadores Daniel Piotto, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e Fatima Piña-Rodrigues, do Departamento de Ciências Ambientais (DCA-So) da UFSCar-Sorocaba. Haverá também a participação, como debatedores, de Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo, Patricia Daros, da Fundo Vale, Milton Kanashiro, da Embrapa Amazônia Oriental, e Luciano Verdade, da Universidade de São Paulo (USP).

O evento começa às 10 horas, é gratuito e aberto ao público. A transmissão será realizada pelo YouTube, neste endereço. Mais informações em https://wribrasil.me/ped-nativas.