Gisele Bicaletto - Publicado em 14-04-2021 13:00
Simpósio online aborda inovação em Saúde
Inscrições estão abertas para todos os interessados (Imagem: Reprodução)

Entre os dias 26 e 28 de abril, será realizado o Simpósio InovaÉxon - Saúde do Agora e do Amanhã, organizado pela Éxon Jr., empresa júnior do curso de Medicina da UFSCar, criada recentemente. O evento é aberto a todos os interessados, especialmente profissionais, estudantes e pesquisadores da área da Saúde. As atividades do evento serão totalmente online e as inscrições estão abertas no site do Simpósio.

A incorporação de novas tecnologias ao dia a dia dos serviços de assistência e gestão da saúde é uma realidade que se apresenta para profissionais e estudantes da área. A alta velocidade com que essa transformação está ocorrendo demanda constantemente novas capacidades e habilidades que nem sempre estão acessíveis, seja no âmbito da formação continuada, seja no ambiente acadêmico. Diante disso, o Simpósio InovaÉxon tem por objetivo conectar estudantes, profissionais e pesquisadores ao que está acontecendo de mais recente e relevante na área de Inovação e Empreendedorismo em Saúde.

Raquel Martins Loureiro, aluna do 4º ano de Medicina e vice-presidente da Éxon Jr., aponta que o foco do evento é mostrar que inovação e tecnologia fazem parte do dia a dia dos profissionais de Saúde, desmistificando essa questão e tornando-a mais próxima de quem atua na área, de modo a contribuir para sua qualificação. "Nossa vida é permeada por tecnologias, das mais diversas, e novas são introduzidas no nosso cotidiano a todo momento. Novos dispositivos, novas aplicações, novas metodologias. Trata-se de um processo irreversível e exponencial e não há como não fazer parte dele. Então, por que não compreendê-las e absorvê-las, com qualidade, na sua prática profissional? Este é o nosso convite!", conclui a estudante.

A programação do evento terá palestras com profissionais de relevância no cenário atual da saúde. No dia 26/4, as temáticas abordadas versam sobre "O Hoje - Empreendedorismo em Saúde"; no dia 27, as palestras integram o tema "O Hoje - Tecnologia da Saúde". No dia 28/4, as apresentações são sobre "O Amanhã - A inovação em Saúde". A programação completa, os palestrantes e outros detalhes do evento estão no site do  Simpósio. As inscrições também devem ser feitas pelo site e o valor simbólico (R$ 5) será destinado às despesas iniciais para a abertura da Éxon Jr. O link de transmissão do evento será enviado aos inscritos.

Empresa Júnior
A Éxon foi fundada neste ano e tem como missão oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos profissionais que usualmente não seriam possíveis nos currículos tradicionais. Temas como gestão de carreira, finanças, gestão de clínica, inovação e tecnologias em Saúde serão abordados em suas atividades, tais como cursos, treinamentos, workshops e consultorias. A empresa júnior está sob orientação do professor Rafael Izar, do Departamento de Medicina (DMed), e sob direção de seis graduandos da Curso, do primeiro ao quarto ano: Mateus Prado (presidência), Raquel Loureiro (vice-presidência), Letícia Ianakiara (comunicação), Leandro Souza (projetos), Gustavo Oliveira (pessoas) e Mohamad Kabawa (comercial).

Mais informações podem ser acessadas no Instagram e o contato pode ser feito pelo e-mail exon.empresajunior@gmail.com.