Notícia

Denise Britto - Publicado em 28-04-2021 13:00
Literatura digital latino-americana é tema de evento online
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet (Imagem: Reprodução)
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Internet (Imagem: Reprodução)
Nos dias 6, 7 e 13 de maio, será realizada, em parceria com a UFSCar, a Jornada sobre arquivo e preservação da literatura digital latino-americana. Com o tema "Novos mapas da literatura digital na América Latina", o evento reúne pesquisadores do Brasil, Colômbia, México, Peru, Chile, Porto Rico, Uruguai e Argentina.

De acordo com os organizadores, as relações entre criação literária e tecnologias digitais configurou novos mapas da literatura na América Latina. No entanto, apesar da quantidade significativa de obras que é possível encontrar nesse campo criativo, elas padecem de uma invisibilidade que acomete, também, as pesquisas a seu respeito. Nesse sentido, o encontro tem como objetivo apresentar os projetos de repositório, antologias e arquivos de literatura digital latino-americana, em um esforço para dar visibilidade e preservar as obras literárias digitais criadas nas últimas décadas.

A Jornada é fruto de uma parceria que inclui o Observatório da Literatura Digital Brasileira da UFSCar, com o projeto Repositório da Literatura Digital Brasileira, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e coordenado pela professora Rejane Rocha, do Departamento de Letras (DL) da Universidade. 

Durante o evento, será lançada a primeira versão do Atlas da Literatura Digital Brasileira, primeiro arquivo, no Brasil, dedicado a mapear, organizar, preservar e tornar pública a produção literária digital nacional. "No Atlas, estarão disponíveis as obras, a sua documentação, entrevistas com autores da literatura digital e a produção teórico-crítica produzida pelos integrantes da equipe do projeto", relata a professora Rejane Rocha.  

Inscrições
O evento acontece nos dias 6, 7 e 13 de maio, às 14 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em http://bit.ly/jornada_literatura_digital, onde constam mais informações, incluindo a programação completa. A transmissão será feita via Zoom e haverá tradução simultânea Espanhol-Português-Espanhol. Dúvidas pode ser esclarecidas pelo e-mail jornadasldigital@gmail.com.

Além do Observatório da Literatura Digital Brasileira da UFSCar, o encontro conta com a organização do Laboratorio Digital, projeto FONDECYT: Cartografías de la literatura digital Latinoamericana, da Universidad Diego Portales, do Chile, coordenado pela professora Carolina Gainza; e projeto CONACYT-México: Hacia una retórica digital de las obras de literatura electrónica latino-americana, sob coordenação da professora Nohelia Meza.