Gisele Bicaletto - Publicado em 10-06-2021 09:00
HU recebe visita de consultora da Unesco
Entrada do local destinado à Unidade de Pesquisa Clínica do HU (Foto: Marilia Corbini)
Nos dias 27 e 28 de maio, o Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita da consultora da Unesco Natália Bronzatto Medolago. Ela faz parte de um grupo de seis consultores com experiência em pesquisa clínica, contratados pela parceria entre Ebserh e Unesco, e que têm como papel desenvolver estudos subsidiários ao processo de diagnóstico dos diferentes Centros de Pesquisa Clínica (CPC) da Rede Ebserh. Como parte do projeto, estão previstas visitas aos hospitais da Rede para realização de análise situacional de estrutura física, equipamentos, sistemas, financiamento, equipe, tabela de preços e processos de trabalho referentes à realização de pesquisa clínica.

No HU-UFSCar, a previsão de abertura da unidade de pesquisa clínica é para o próximo triênio e a visita da consultora foi importante para estruturar o planejamento interno do Hospital. Como espaço de produção de pesquisas de alta qualidade e de desenvolvimento de tecnologias para o Sistema Único de Saúde (SUS), a unidade de pesquisa clínica será um grande passo para o HU. Thiago Russo, gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital, que acompanhou a visita da consultora, aponta que um dos atrativos do HU é sua posição estratégica entre grandes universidades e empresas de tecnologia. Além disso, ele acrescenta: "possuímos equipe qualificada e há o compromisso da gestão para a construção da infraestrutura necessária".

Na avaliação da consultora Natália Medolago, o HU-UFSCar possui grande potencial para contribuir com o avanço da ciência, tecnologia, inovação e formação de profissionais que passam a ter acesso às tecnologias. "Um centro de pesquisa só consegue se estabelecer com o apoio e interesse da gestão. Essa é a principal característica observada no HU-UFSCar, pois a gestão atual e a equipe, como um todo, estão muito motivadas e têm como planejamento a implantação de um centro de pesquisa com área física já destinada para esse fim", afirma.

Próxima etapa
Com as informações coletadas na visita, será desenvolvido pela consultoria da Unesco um plano de ação contemplando as necessidades de investimento para a melhoria ou adaptação da área hospitalar ou ambulatorial para implementação de uma unidade de pesquisa clínica do HU. Nesse plano de ação, que deve ser entregue até o final deste ano, constará também avaliação da capacidade operacional quanto à infraestrutura, estrutura organizacional e processos de trabalho, além de um planejamento estratégico com metas e indicadores.