Analice Gaspar Garcia - Publicado em 16-06-2021 15:45
UFSCar participa do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE)
Participação dos estudantes na pesquisa é fundamental para a UFSCar ser ranqueada (Reprodução)
Para que a UFSCar consiga estar presente no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), criado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) com o objetivo de valorizar a excelência do Ensino Superior no Brasil, a participação dos estudantes de graduação é fundamental. Para identificar as universidades com o perfil empreendedor, o ranking analisa seis pilares que caracterizam o empreendedorismo no Ensino Superior. Um deles é o Cultura Empreendedora que conta com o apoio dos estudantes de graduação para informarem suas percepções sobre a cultura empreendedora da Universidade, a partir de um questionário online disponível no site do projeto.

Os outros pilares avaliados pelo RUE são Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura e Capital Financeiro. Para levantar as informações referentes a cada um desses temas e abastecer a plataforma específica de compilação dos dados, a UFSCar reuniu um comitê com representantes da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e Agência de Inovação (AIn).

"Estamos bastante engajados com o RUE para que a UFSCar possa ter seus processos analisados e conquistar uma boa colocação no ranking, mas para que isso aconteça, precisamos do envolvimento dos estudantes de graduação, uma vez que o regulamento exige ao menos a participação de 5% dos graduandos na pesquisa de percepção, e ainda não alcançamos essa meta", explica Marta Cristina Marjotta-Maistro, docente do Campus Araras e coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx), que está à frente da articulação para a viabilização da participação da UFSCar no RUE.

A docente complementa que participar do RUE é uma importante oportunidade para o discente contribuir com suas impressões para, além de viabilizar o ranqueamento, aprimorar a cultura empreendedora da UFSCar, contribuindo com seu desenvolvimento.

"O RUE é o primeiro ranking que leva em consideração a opinião do público discente! É nosso espaço de fala e nosso momento de trazermos nossas percepções acerca da nossa Universidade, contribuindo para sua colocação em um ranking nacional", diz Marcelo Ávila, discente do quarto ano de Engenharia de Materiais e representante das Empresas Juniores na UFSCar.

Os graduandos voluntários têm até o dia 26/7 para responder a pesquisa de percepção com foco no pilar Cultura Empreendedora. Após essa data, os dados de todas as universidades participantes serão avaliados e o resultado do ranking revelado em outubro. Para conhecer mais sobre o Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE), acesse universidadesempreendedoras.org.