Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 22-07-2021 12:00
Projeto de resgate da cultura caipira aborda o Cururu
Episódio está disponível em diferentes plataformas online (Imagem: Alessandra Moreira)
Episódio está disponível em diferentes plataformas online (Imagem: Alessandra Moreira)
O projeto de extensão "Bamo Proseá? Cotidiano e Cultura Caipira", da UFSCar-Sorocaba, promove uma série de podcasts voltados ao universo caipira. Os episódios tratam de assuntos relacionados à música, à viola, à culinária, à literatura, às crenças e religiosidades, entre outros temas.

Além dos podcasts, o "Bamo Proseá?" tem uma sessão que é uma conversa mais curta, a "Dedo de Prosa", cujo episódio mais recente, intitulado "Cururuando", conta um pouco sobre a origem religiosa do Cururu e também sua face profana, comemorando o dia do Cururu em Sorocaba, celebrado em 19 de julho.

A sessão "Dedo de Prosa" e todas as edições do "Bamo Proseá?" estão acessíveis a partir do endereço https://linktr.ee/BamoProsea.

A equipe do projeto é formada pela geógrafa Neusa de Fátima Mariano, professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) da UFSCar; pelo historiador Elton Bruno Ferreira, professor da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSul); pelo geógrafo e professor Henrique Pazetti; pelo mestre em Geografia Paulo Lopes, técnico de laboratório do DGTH-So; e pela estudante Isabela Mustafá.

Dúvidas e sugestões de temas podem ser enviadas pelo e-mail bamoprosea@gmail.com.