Denise Britto - Publicado em 28-07-2021 14:00 - Atualizado em 28-07-2021
Projeto divulga Filosofia por meio de podcasts
Programas estão em diversas plataformas como Spotify e YouTube (Imagem: Reprodução)

Já está no ar o novo episódio do Peripacast, realizado por estudantes de Filosofia da UFSCar, com apoio do Departamento de Filosofia (DFil) e do Centro Acadêmico Bento Prado Jr., também da Universidade. O projeto debate, em formato de podcast, diversos temas da Filosofia com o intuito de democratizar o conhecimento filosófico e levantar reflexões junto a estudantes e o público em geral.

O 14º episódio - "Sartre e Jazz até enjoar" - tem a participação de Luiza Helena Hilgert, pesquisadora de pós-doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar, para conversar mais uma vez sobre "A Náusea", de Sartre, autor estudado por ela há mais de 15 anos. Dessa vez, as análises se encontram com o jazz e o desnudamento da realidade por meio do impacto da música na nossa existência. O programa está disponível no Spotify e no YouTube e em outras plataformas, todas disponíveis em https://linktree.li/peripacast. A lista completa dos episódios também pode ser visitada no site http://peripacast.com.br.

O episódio anterior, que marcou o aniversário de um ano do Peripacast, contou com Ana Luísa Coutinho Fialho, licenciada e mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), para fazer uma análise sobre o cinema com base no pensamento contemporâneo de Bergson e Deleuze. A partir de seu projeto de mestrado, a filósofa expôs um pouco sobre a imagem-movimento, trabalhando conceitos em Bergson e a leitura deleuziana de sua obra, principalmente nos livros "Matéria e Memória" e "Evolução Criadora". Ela também passou por conceitos como ilusão cinematográfica, duração, tempo real e as variedades da imagem-movimento.

Atualmente, o projeto conta com mais de 300 ouvintes no Spotify, 200 ouvintes no YouTube e em diversas outras plataformas de streaming de áudio. "Sentimos que nosso podcast tem tomado proporções inesperadas justamente porque o programa é um instrumento muito eficaz de informação, estudo e debate. Os convidados levam a iniciativa para suas universidades e fazem divulgação entre seus pares. O retorno é muito positivo", contam os estudantes da UFSCar que promovem o Peripacast. O público é majoritariamente formado por pesquisadores em filosofia, alunos, professores e amantes da Filosofia de todo o Brasil.

Nome e origem
Os organizadores da iniciativa contam que o nome Peripacast surgiu dos seguidores da filosofia de Aristóteles, estudantes do liceu fundado por esse filósofo, os peripatéticos - ou "os que passeiam", "itinerantes" - nome adotado pelo hábito do filósofo de ensinar ao ar livre. "Decidimos por esse nome, junto com o símbolo celta triskle, para significar o aprendizado enquanto movimento", contam os realizadores do projeto. "Ouvir o podcast não é uma tarefa que se faz estaticamente, mas, sim, enquanto se realizam outros afazeres; e, nesse sentido, o conhecimento pode ser realizado em qualquer lugar e a qualquer momento", completam.

A iniciativa, que ganhou força durante a pandemia de Covid-19, surgiu como ideia em 2019, a partir das manifestações de 15 de maio e "a evidente desinformação da população acerca do que a Filosofia faz na academia e fora dela, qual sua utilidade e porque de sua importância", afirmam os estudantes da UFSCar. O primeiro episódio do programa foi publicado em maio de 2020. Eles contam que, "no princípio, o podcast tinha o ideal de chegar no público da comunidade não científica com conversas menos conceituais, mais divagantes e leves. Entretanto, nosso impacto principal foi na academia, especialmente no curso de Filosofia e outros das Ciências Humanas, através da divulgação científica e do debate sobre temas cotidianos relacionados com questões do trabalho dos convidados".

A repercussão, segundo os organizadores, vem sendo bastante positiva em todos os meios: "Dentro da UFSCar, especialmente, professores da Filosofia elogiam a iniciativa, sugerem convidados e divulgam em suas redes sociais pessoais. Alunos de outros cursos de graduação também já sugeriram temas e elogiaram a qualidade do nosso conteúdo, bem como estudantes de outras cidades e estados".

Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas pelo site http://peripacast.com.br e pelas páginas no Facebook e Instagram.