Denise Britto - Publicado em 09-08-2021 11:00
Filosofia Medieval é tema de nova edição de periódico da UFSCar
Em parceria com a Universidade Federal do Paraná, revista tem acesso gratuito (Imagem: Reprodução)
A revista Doispontos, da área da Filosofia, publicou seu mais novo volume "Filosofia Prática e especulação na Filosofia Medieval". O periódico, destinado a todo o público interessado, está disponível no site https://revistas.ufpr.br/doispontos/issue/view/3088.

Para Marisa Lopes, professora do Departamento de Filosofia (DFil) da UFSCar e uma das editoras da Doispontos, trata-se de uma oportunidade de conhecer um pouco a História da Filosofia Medieval: "Sobre isso, basta lembrar que, sem conhecer a História, não temos como compreender como e por que viemos a ser o que somos hoje, qual é nossa gênese".

De acordo com a professora, a nova edição reúne 15 artigos sobre uma ampla gama de questões tratadas por alguns dos mais destacados filósofos da Antiguidade Tardia e da Idade Média, cobrindo um arco histórico milenar, de Agostinho de Hipona, no século V, a Cristina de Pizan, já no século XV, muitos de tradição latina, como Pedro Abelardo ou João Buridan, outros de língua árabe, como Avicena, Al-Ghazali, Averróis. "Apesar da grande extensão temporal e espacial recoberta por tal conjunto de autores analisados, os diversos artigos pretendem indicar eixos de recepção e desenvolvimento filosóficos que se dão no âmbito de um repertório historicamente compartilhado". Um exemplo é o artigo "Alberto Magno e a recepção árabo-latina de Euclides".

Sobre a Doispontos
A revista é fruto de uma parceria que surgiu da "interação acadêmica entre docentes dos departamentos de Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da UFSCar, cujas investigações filosóficas convergiam, especialmente, para temas da História da Filosofia Moderna. O aparecimento do periódico, em 2004, veio dar visibilidade e propiciar a interlocução ampliada dessas pesquisas", conta a docente da UFSCar.

Mais informações sobre a revista Doispontos podem ser obtidas no site https://revistas.ufpr.br/doispontos ou diretamente com os editores da publicação, Marisa Lopes e Joel Klein, da UFPR, pelo e-mail marisalopes@ufscar.br.