Notícia

Denise Britto - Publicado em 19-08-2021 09:00
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar celebra 30 anos
Programação inclui minicursos e mesas redondas online (Imagem: Reprodução)
Programação inclui minicursos e mesas redondas online (Imagem: Reprodução)
Em 2021, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSCar completa 30 anos de existência e, para celebrar a data, será realizada uma série de atividades online, com a temática "De onde viemos, onde estamos e para onde vamos". A programação acontece de 20 de agosto a 2 de dezembro e inclui mesas-redondas e minicursos, além da organização e publicação do dossiê "E agora falamos nós: os 30 anos de história do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UFSCar".

O NEAB-UFSCar é um espaço subjetivo e objetivo, explica o técnico de laboratório do Campus Lagoa do Sino da UFSCar André Pereira da Silva, que compõe a gestão colegiada do NEAB: "Subjetivo por representar um local onde negros e negras possam se aquilombar, independente de sua área de estudo; podem enxergar, dentro de uma grande Universidade, uma referência negra, com espaço físico e dialógico. Objetivo por atuar especificamente em uma diversidade de demandas, seja por meio do apoio a orientações de monografias, teses e dissertações, seja pela elaboração de cursos, para a comunidade interna e externa, com a temática étnico-racial". 

Para celebrar essa trajetória, a programação dos 30 anos do NEAB tem início nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, das 15 às 17 horas, com a mesa-redonda "Do Programa de Ação Afirmativa na graduação à pós-graduação: contribuições locais e nacionais do NEAB-UFSCar", que tem participação de André Pereira da Silva, biólogo e mestre em Ecologia e Recursos Naturais; Daiana de Moura Bernardes Coelho, atriz-performer e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) do Campus Sorocaba da UFSCar; e Danilo de Souza Morais, cientista social e doutor em Sociologia.

No dia 25 de agosto, das 17 às 19 horas, será promovida a mesa-redonda "O NEAB em diálogo com organizações e coletivos negros", contando com os presidentes dos conselhos municipais de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMPDCN), Claudio Salvador, de São Carlos; José Marcos de Oliveira, de Sorocaba; e Élvio Aparecido Motta, de Araras; além de Denise Cruz, representante do Coletivo Café das Pretas. Em setembro, o tema abordado será "Relações étnico-raciais em saúde" e, em outubro, acontece a mesa-redonda "De onde viemos: trajetória de pesquisas do NEAB-UFSCar".

Minicursos
Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para o minicurso "Corpos Negros e a Cidade", que será coordenado e ministrado pelas professoras Lourdes Carril, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba, e Patrícia Hetti, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). O minicurso será realizado virtualmente, às quintas-feiras, de 9 de setembro a 2 de dezembro, das 19 às 21h30. Serão disponibilizadas 100 vagas e as inscrições devem ser realizadas através do formulário eletrônico https://bit.ly/2XAbAt3.

Além disso, serão realizados os minicursos "Clube de leitura: amefricanas", "Lugares e não-lugares das mulheres negras na música brasileira: uma breve introdução", "Formação para a educação das relações étnico-raciais" e "Introdução aos Estudos da Diáspora Africana".

A programação também irá contemplar, ao longo deste segundo semestre, vídeos e mensagens em homenagem ao NEAB, veiculados nas páginas do Núcleo na Internet. As informações atualizadas sobre os eventos de 30 anos, incluindo datas, horários, participantes e links de inscrição para minicursos, devem ser consultadas em www.neab.ufscar.br, www.youtube.com/c/NEABUFSCar, facebook.com/neab.ufscar e Instagram (@neabufscar).

Início das comemorações
As atividades em comemoração dos 30 anos do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros tiveram início no dia 20 novembro do ano passado, com a mesa "NEAB-UFSCar 30 anos: reflexões para o hoje". O evento contou com a presença da professora emérita da UFSCar e uma das fundadoras do Núcleo, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, e do professor Valter Roberto Silvério, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. O evento pode ser acessado em https://bit.ly/3k8b9xR.

Dentro da programação dos 30 anos, também já foram realizados, em julho deste ano, os minicursos "Leituras plurais na literatura infantil e infanto-juvenil" e "Diáspora africana e artes: histórico, conceitos e agência negra". Em maio, também ocorreu um concurso para a criação do logotipo comemorativo dos 30 anos do NEAB. O publicitário Caio Batista foi o vencedor.

A comissão organizadora dos eventos de 30 anos do NEAB é composta por André Pereira da Silva, técnico-administrativo do Campus Lagoa do Sino; Natália Sevilha Stofel, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf), e Priscila Martins de Medeiros, docente do Departamento de Sociologia (DS), ambas do Campus São Carlos; e de Rosana Batista Monteiro, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) do Campus Sorocaba. O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). O dossiê também conta com o apoio da EdUFSCar.

Sobre o NEAB
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da UFSCar foi criado em 1991, por iniciativa de servidores, estudantes e de militantes do Movimento Negro da cidade de São Carlos. Nessa trajetória de 30 anos, o NEAB de São Carlos se soma a uma diversidade de NEABs no Brasil para promover uma estrutura de diálogo multidisciplinar no sentido de aprofundar uma geração de conhecimento que desenvolva a promoção e execução de políticas públicas em prol da equidade racial. Desde sua fundação, o NEAB alia conhecimento técnico-científico com vivências e protagoniza atividades coerentes para a luta antirracista na UFSCar, nas cidades circunvizinhas aos campi da Universidade e no Brasil.

O NEAB já ofereceu vários cursos voltados, principalmente, à formação de professores da Educação Básica em atendimento às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, que teve a professora emérita da UFSCar Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva como relatora; organizou vários eventos e publicações, com destaque para a tradução e atualização ortográfica dos oito volumes da coleção "História Geral da África", coordenada pelo professor Valter Roberto Silvério, do Departamento de Sociologia (DS) da UFSCar. Saiba mais sobre o Núcleo em www.neab.ufscar.br.