Denise Britto - Publicado em 27-08-2021 12:00
Cultura livre de plástico é tema de workshop online
Evento, gratuito, é promovido no âmbito do Movimento Plástico Zero da UFSCar (Imagem: Reprodução)
Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro acontece o Workshop Online "Vertentes do Movimento Plástico Zero UFSCar". A programação, que tem início às 10 horas, mescla atividades síncronas (ao vivo) e não síncronas e conta com a apresentação de projetos e iniciativas que disseminam uma cultura livre de plásticos descartáveis em desenvolvimento em outras universidades brasileiras que também contam com o apoio da organização Break Free from Plastic (BFFP). Entre essas instituições, estão a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);a  Escola de Artes e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também serão apresentadas a iniciativa da "Rede de Universidades Livres de Descartáveis" e as atividades desenvolvidas pela UFSCar para a gestão de resíduos plásticos.

As duas apresentações síncronas (ao vivo) ocorrem das 18 às 20 horas, nos dois dias do evento, através do canal do YouTube da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) da UFSCar. A primeira live contará com a participação de representantes das cooperativas de catadores que atendem os quatro campi da UFSCar, que abordarão as principais dificuldades em relação à coleta e comercialização dos plásticos de uso único. Associado a esta atividade, haverá um quiz interativo com prêmios "plastic free".

A segunda live terá a participação de Roberta Sanches e Yovana Maria Barrera Saavedra, da SGAS; e de Fábio Zuccolotto Ferreira e Marcio Luis Vila, da Coordenadoria de Suprimentos e Logística, que conduzirão um bate-papo sobre os instrumentos de gestão e a minimização da redução da produção de resíduos plásticos na UFSCar.

As atividades síncronas contarão com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizada pela Empresa Júnior da Educação Especial. No encerramento do evento, será aberto um formulário a fim de coletar sugestões da comunidade para a melhora na gestão do plástico de uso único na UFSCar. Quem preencher o formulário - que ficará aberto até o dia 10 de setembro - concorre a brindes "plastic free"; o sorteio ocorrerá pelo Instagram do PlaZu no dia 10/9, às 18 horas.

As inscrições para o Workshop devem ser feitas através deste site, onde consta a programação completa. Mais informações sobre o evento e o PlaZu estão no InstagramYouTube. Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail mpzufscar@gmail.com.