Analice Gaspar Garcia - Publicado em 30-08-2021 18:00
Moção repudia Projeto de Lei que propõe extinção da Uerj
ConsUni registra defesa pela ampliação de investimentos em Educação (Arquivo)
O Conselho Universitário (ConsUni) da UFSCar aprovou, na sua 252ª Reunião Ordinária, uma moção de repúdio contra o Projeto de Lei que propõe a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O mesmo movimento também foi realizado pelo Conselho de Extensão (CoEx). Confira o documento.
O documento do ConsUni está disponível na página da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC) da UFSCar e também pode ser lido a seguir na íntegra:

"O Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em sua 252ª Reunião Ordinária, realizada em 27 de agosto de 2021, deliberou manifestar seu repúdio ao Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Anderson Moraes (PSL) que propõe a extinção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a transferência do patrimônio e dos estudantes para a iniciativa privada. A tramitação do PL foi publicada no Diário Oficial da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 19/8.

A proposta é inconstitucional e, além do ataque direto à Uerj, representa nova investida à Educação pública e de qualidade, à Ciência e à promoção da inclusão na sociedade brasileira. Somos não apenas contrários a qualquer ação nesta direção, mas também registramos nossa defesa intransigente pela necessidade de ampliação dos investimentos em Educação e Ciência e Tecnologia e na promoção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

O ConsUni manifesta seu total apoio e sua mobilização em defesa da Uerj que, junto às demais universidades públicas no Brasil, tem promovido a democratização do acesso ao Ensino Superior no País e, assim, à formação profissional de excelência que, junto à produção, à sistematização e aos esforços de disseminação do conhecimento, tanto impactam na transformação social e no desenvolvimento local, regional e nacional.

Em defesa da Educação Superior pública, gratuita e de qualidade e da Ciência e Tecnologia, o ConsUni reitera veemente seu repúdio ao PL e solicita à Alerj que não permita a tramitação do projeto.

São Carlos, 27 de agosto de 2021"