Analice Gaspar Garcia - Publicado em 06-09-2021 10:35 - Atualizado em 06-09-2021
Atualização sobre fogo em área de eucaliptos na UFSCar
Orientação é que as pessoas não se dirijam ao local, pois há risco de quedas de eucaliptos
A Administração Superior da UFSCar informa que, após o incansável trabalho das equipes da Universidade, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Parque Ecológico, Embrapa e usinas da região, o fogo que atingiu a área de vegetação da UFSCar na tarde de ontem (5/9) está controlado e sem novos focos. Os esforços de contenção contaram também com o trabalho da Polícia Ambiental.

As áreas mais atingidas pelo fogo foram as com eucaliptos localizadas no extremo Norte do Campus São Carlos. Mesmo com o incêndio controlado, o risco de queda de árvores atingidas pelo fogo ainda é alto. Portanto, permanece a recomendação e o pedido para que as pessoas NÃO SE DIRIJAM AO LOCAL em hipótese alguma, uma vez que a queda dos eucaliptos oferece alto risco à integridade física e à vida humana.

A equipe de vigilância segue monitorando o local de forma preventiva. Por conta do fogo, por volta das 13 horas da tarde desta segunda-feira (6/9), algumas estruturas ligadas ao fornecimento de energia elétrica instaladas na proximidade do Instituto Federal de São Carlos (IFSP) foram danificadas e deixaram os setores do ramal 4 (Cabine Norte) sem energia por cerca de uma hora. Para solucionar o problema, as equipes da UFSCar adotaram medidas emergenciais, através da realização de uma manobra na rede de energia. Neste momento, toda a energia do Campus está restabelecida.

As equipes da UFSCar seguem realizando monitoramento e captura de imagens de satélite, para realizar o diagnóstico preciso de toda a área atingida, bem como auxiliar na  investigação das causas do fogo e demais medidas que venham a ser necessárias.
Manteremos a comunidade universitária e a população de São Carlos informadas de quaisquer ocorrências relevantes e mudanças no cenário, reiterando que é ALTÍSSIMO O RISCO DE QUALQUER APROXIMAÇÃO DOS LOCAIS atingidos pela queimada.