Mariana Pezzo - Publicado em 21-09-2021 10:10
Livro mostra técnica para análise direta de amostras sólidas
Livro eletrônico é bilíngue, Português e Inglês (Imagem: Divulgação)
O Grupo de Análise Instrumental Aplicada (GAIA) da UFSCar acaba de publicar livro eletrônico gratuito sobre LIBS, técnica analítica ainda não disseminada no Brasil que permite aplicações muito variadas, da verificação de adulteração e contaminantes em alimentos à determinação de elementos químicos presentes em lixo eletrônico. O livro Laser-Induced Breakdown Spectroscopy (LIBS): aplicações e estratégias de calibração compartilha a experiência do GAIA, com participação também do Grupo de Abordagens Analíticas Alternativas (GAAA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara e de empresas parceiras. A obra, publicada pela Editora Ibero-americana de Educação, tem edição bilíngue, em Português e Inglês.

LIBS é uma técnica espectroscópica para análise química de amostras de diferentes naturezas (líquidas, sólidas e gasosas). Uma das suas principais vantagens é a possibilidade de análise direta de amostras sólidas, inclusive sem necessidade de preparação em alguns casos. Com isso, a análise pode acontecer sem destruição da amostra e, além disso, com uso reduzido de reagentes, o que diminui custos e, também, a geração de resíduos. Uma das aplicações apresentadas no livro, por exemplo, é a análise de coprólitos, fezes fossilizadas de animais já extintos, situação em que a possibilidade de análise sem destruição do material é fundamental.

Uma das áreas em que o uso da LIBS é muito promissor é na análise de alimentos. No livro, os autores citam, por exemplo, a possibilidade de identificar quais nutrientes estão presentes em alimentos tão variados quanto feijão, moluscos, farinha de mandioca, chã de hortelã e sementes de abóbora, dentre outros. Também apresentam casos de avaliação toxicológica, ou seja, da presença de contaminantes nos alimentos. Por fim, a técnica pode ser usada para identificar adulteração, como nos exemplos de adulteração do leite em pó com soro de leite e da mistura de carne com miúdos. Dois capítulos do livro dedicam-se especificamente à cana-de-açúcar e seus derivados, em aplicações que vão da análise do teor de fibra no bagaço ao monitoramento da presença de areia no açúcar.

Outra área de aplicação importante é para identificar elementos presentes em resíduos eletrônicos, considerando tanto possibilidades de reutilização e reciclagem desse material quanto a prevenção de problemas ambientais e para a saúde humana. O livro compila vários exemplos relacionados à classificação de polímeros, com vistas à reciclagem, e também as possibilidades relacionadas à identificação de substâncias tóxicas, como o chumbo.

Além destas, o livro traz o detalhamento de aplicações na análise de fertilizantes líquidos e sólidos; de minérios; no monitoramento de processos industriais com ênfase na indústria 4.0; na área forense, para identificar adulteração de documentos, como cheques, por exemplo; e em material arqueológico ou paleontológico, como os fósseis já mencionados.

Os capítulos iniciais, antes das aplicações, abordam a preparação das amostras, planejamento e otimização de experimentos, estratégias de calibração e o processamento de dados, etapa fundamental no uso da LIBS. A obra traz, inclusive, links para rotinas computacionais e modelos de planilhas que podem apoiar a calibração e a interpretação de resultados.

O livro "Laser-Induced Breakdown Spectroscopy (LIBS): aplicações e estratégias de calibração" é organizado por Edenir Rodrigues Pereira-Filho, docente do Departamento de Química da UFSCar e um dos líderes do GAIA. Participa como autora a docente do Instituto de Química da Unesp de Araraquara Fabíola Manhas Verbi Pereira. Os demais autores são egressos do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar ou pesquisadores em atuação junto ao GAIA e ao GAAA.