Notícia

João Eduardo Justi - Publicado em 21-09-2021 16:00
Comissão Permanente de Ética aprova seu Planejamento Estratégico
Comissão deverá empenhar esforços para a formação ética dos servidores da UFSCar (Imagem: CCS)
Comissão deverá empenhar esforços para a formação ética dos servidores da UFSCar (Imagem: CCS)
A Comissão Permanente de Ética (CPE) da UFSCar aprovou, em reunião ordinária no dia 1º de setembro de 2021, o seu Planejamento Estratégico (2021-2023), que definiu como a missão da CPE "Orientar para viver bem". Assim, a Comissão deverá empenhar esforços para a formação continuada dos servidores da Instituição.

Seguindo a missão instituída e também valores e procedimentos como "a conduta ética precede toda e qualquer ação desta comissão"; "a boa conduta ética se sustenta no respeito ao indivíduo e à diversidade"; "respeito ao meio ambiente, aos demais seres vivos", entre outros, o Planejamento estabelece como principais objetivos da CPE: "desenvolver atividades educativas para esclarecimento e formação em ética dos seus servidores; manter-se sempre atuante e alerta para esclarecer dúvidas, dirimir problemas e, quando necessário, investigar e punir infrações éticas; sensibilizar, buscando incentivar a mobilização da comunidade UFSCar para abraçar a causa dos princípios éticos e boas práticas no serviço público".

"Trata-se também do espírito de fomentar a reflexão ética para que desvios sejam evitados. O Planejamento prevê a elaboração, dentre outras atividades, de um curso online sobre o tema da ética no serviço público disponível a toda comunidade", destaca Dirceu Cleber Conde, professor do Departamento de Letras (DL) e Presidente da CPE.

Além do curso, está previsto um evento periódico que abordará questões importantes para a boa convivência e as práticas éticas. A Comissão também irá desenvolver, a partir de março de 2022, o Banco de Talentos. "O intuito é que membros da comunidade que tenham interesse em colaborar com este importante serviço possam ser localizados, nos quatro campi da UFSCar, e preparados para integrar a CPE. Essa ação será de suma importância, porque a Comissão irá instituir os representantes da CEP para serem seus interlocutores e apoiadores da ética nos campi, ampliando assim a rede de colaboração", conclui Conde.

O Planejamento Estratégico da CPE está disponível no site da Comissão e pode ser acessado na íntegra neste link.