Gisele Bicaletto - Publicado em 25-11-2021 11:00
Iniciativa apresenta projetos coletivos desenvolvidos na UFSCar
Primeiro vídeo apresenta cinco projetos de discentes da UFSCar (Imagem: Reprodução)

O projeto da UFSCar intitulado "Continuando a compartilhar saberes: desdobramentos e perspectivas" está apresentando projetos sociais realizados por grupos que integram a comunidade universitária. A iniciativa é coordenada pela professora Marta Cristina Marjotta Maistro, docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural, do Campus Araras da UFSCar, e responsável pelo Núcleo UFSCar-Empresa. O primeiro vídeo já está disponível e aborda cinco iniciativas.

A ideia surgiu a partir do evento "Compartilhando saberes: projetos coletivos na universidade", realizado em maio deste ano na UFSCar. O objetivo da ação atual é dar continuidade à apresentação das diferentes iniciativas e das realizações de cada projeto social desenvolvido pela comunidade UFSCar. "Uma das demandas coletivas do evento anterior foi a possibilidade de proporcionar a visibilidade dos grupos existentes na Universidade e as ações por eles realizadas. Assim, nesse projeto, com esse espaço para a divulgação das apresentações, tornou-se possível mais uma oportunidade da visibilidade e, portanto, fazer chegar à comunidade acadêmica e à sociedade o que é possível desenvolver na Universidade por grupos discentes", complementa Marta Marjotta.

As apresentações podem ser acompanhadas no Instagram (vídeo no link da bio) ou no Facebook do projeto. Esse primeiro material aborda os grupos Dragão Branco Aero Design; ENACTUS Sorocaba; SENSUS; Operação Natal; e GIRe³.

Projetos
O Dragão Branco Aerodesign foi criado em 2004 e tem cerca de 40 estudantes de Engenharia e de várias outras áreas. O grupo é voltado a projetar e construir uma aeronave radiocontrolada para participar de competição anual promovida pela Embraer, com a parceria de várias outras instituições. Outro projeto apresentado é o Sensus, uma consultoria em cultura, liderança e propósito. O grupo estuda a cultura consciente dentro da universidade e acredita em modelos de negócios das organizações que gerem impactos positivos na sociedade e no ambiente. A iniciativa teve início em 2015 e conta com 14 integrantes da UFSCar e USP, de diferentes cursos.

Já o Operação Natal teve início em 2006, por meio de um Programa de Educação Tutorial, com o nome inicial de Natal Solidário. Também conta com estudantes da UFSCar, USP e de outras instituições e tem como visão promover a transformação plena e contínua da sociedade. O projeto promove diversas ações e arrecada donativos que são entregues a diferentes instituições assistidas. O GiRE³ é um grupo iniciado em 2010 que incentiva os 3 Rs - reduzir, reutilizar e reciclar. Seu foco são ações de conscientização sobre a geração exacerbada de resíduos e seu impacto no meio ambiente. São desenvolvidos projetos em escolas, minicursos e workshops com assuntos relacionados a essa temática.

Outro projeto apresentado nesse vídeo inicial é a Enactus-Sorocaba. Criada em 2015, no Campus Sorocaba da UFSCar, a ação integra uma organização internacional sem fins lucrativos e conta com a participação de estudantes que criam projetos de desenvolvimento comunitário e de empreendedorismo social.

Acompanhe as redes sociais do "Continuando a compartilhar saberes: desdobramentos e perspectivas" da UFSCar - Instagram e Facebook - e fique por dentro de outros projetos sociais da Universidade que também serão divulgados.