Adriana Arruda - Publicado em 13-11-2014 13:00
UFSCar integra Centro de Pesquisa que desenvolve plástico filme bactericida
O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), em parceria com a NANOX Tecnologia e a ALPES Indústria e Comércio de Plásticos, lança o AlpFilm Protect, primeiro filme de PVC transparente que elimina continuamente a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos que são embalados com o plástico, como os causadores de Escherichia coli (E. Coli), salmonela, diarreia e intoxicações alimentares. O produto será distribuído em supermercados de todo o Brasil a partir do mês de novembro.

A pesquisa para obtenção do novo produto durou cerca de um ano e foi realizada pelo CDMF – que integra rede de pesquisa entre UFSCar, Unesp, USP e Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) – em conjunto com a NANOX Tecnologia, spin-off que surgiu através da interação entre os professores do Centro e ex-alunos da UFSCar.

Convencionalmente, mesmo tomando os devidos cuidados higiênicos para manuseio de alimentos, o ato de colocá-los em locais como pia e geladeiras é suficiente para sua contaminação, já que os filmes de PVC são permeáveis, ou seja, permitem a entrada de oxigênio e troca de gases para que os alimentos permaneçam conservados enquanto embalados. No entanto, de acordo com Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da NANOX e ex-aluno de Química da UFSCar, os filmes de PVC também têm em sua composição o silicato de prata, material que possui propriedade bactericida e fungicida. “Desenvolvemos nos laboratórios do CDMF o material básico e depois pensamos em suas possíveis aplicações”, afirma.

Após esta etapa, o composto foi introduzido no plástico de PVC e notou-se que a propriedade bactericida elimina grande parte dos microorganismos que podem estar no alimento embalado pelo filme, garantindo assim o diferencial do produto criado. “O AlpFilm Protect cumpre todos os padrões exigidos pela Anvisa e pelas agências de legislação internacionais”, ressalta Simões.

Para o diretor da NANOX e ex-aluno da UFSCar, sua formação como químico na Universidade foi a base da criação da spin-off e o local onde aprendeu a trabalhar com tecnologia. “A importância de spin-offs é muito grande, pois geralmente são empresas pequenas que produzem produtos de valor agregado para o mercado interno e externo, além de empregar mão de obra altamente especializada”, explica.

De acordo com o diretor do CDMF, professor Elson Longo, a importância da parceria entre o desenvolvimento em pesquisa na universidade com a inovação em escala industrial das empresas é fundamental. “O desenvolvimento desse trabalho teve o tripé universidade-indústria, que é fundamental para gerar inovação tecnológica. Sem essa parceria não há inovação”, ressalta.

Longo também explica que o novo produto pode ajudar a reduzir as infecções causadas por bactérias, sem trazer risco ao consumidor. “O mais importante desse novo produto é a segurança alimentar, que garante a conservação do alimento e a economia ao consumidor”, finaliza.