Mariana Pezzo - Publicado em 08-02-2017 17:00
UFSCar integra Comunidade Acadêmica Federada, a CAFe
CaFe permite o acesso a serviços providos pela RNP e instituições parceiras. Ilustração: CCS
A comunidade da UFSCar – servidores docentes (efetivos, substitutos, seniores e voluntários) e técnico-administrativos; estudantes de graduação e pós-graduação stricto e lato sensu; pós-doutorandos e preceptores – ganhou recentemente a possibilidade de acesso a um conjunto em permanente expansão de serviços avançados de tecnologia de informação e comunicação, por meio da participação da Universidade na Comunidade Acadêmica Federada (CaFe).

A CaFe é um serviço de gestão de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, sendo gerenciada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Por meio da CaFe, integrantes da comunidade da UFSCar têm acesso, utilizando o Número UFSCar (identificação única, cujos detalhes são apresentados mais abaixo), a um conjunto de serviços providos tanto pela RNP quanto pelas demais instituições parceiras, bem como por instituições estrangeiras com as quais a CaFe tem firmado parcerias.

Dentre esses serviços estão ferramentas voltadas ao incremento da colaboração entre grupos de pesquisa sediados em diferentes instituições e tecnologias de apoio ao ensino. O conjunto completo pode ser conferido no site da RNP. Um dos serviços de grande utilidade é o FileSender RNP, que permite o compartilhamento de grandes arquivos com segurança e agilidade. Outra aplicação já em pleno funcionamento é o acesso ao Portal de Periódicos da Capes por integrantes da comunidade universitária de qualquer local, inclusive aqueles localizados fora dos campi da Universidade. As instruções para o acesso ao Portal de Periódicos podem ser conferidas no site da Biblioteca Comunitária da UFSCar.

Número UFSCar
O Número UFSCar é uma identificação única para acesso a todos os sistemas e serviços digitais providos pela Secretaria Geral de Informática (SIn) da Instituição e organizações parceiras, sem a necessidade de utilização de inúmeras identificações de usuário e, consequentemente, senhas. O Número UFSCar é resultado de um grande esforço empreendido pela SIn desde o início de 2013, voltado justamente à implantação de um procedimento de identificação única para todas as pessoas que estabelecem, ao longo de sua vida, algum tipo de vínculo com a Universidade.

Para todas as pessoas que estudam ou já estudaram em algum momento na UFSCar, o Número UFSCar é o número do registro acadêmico da graduação (RA). Para as demais, um número específico foi gerado, uma vez que o CPF não pode ser utilizado por não contemplar todas as pessoas que estabelecem vínculo com a Instituição, como, por exemplo, visitantes estrangeiros. O Número UFSCar pode ser consultado pelos servidores da Universidade no Sistema de Apoio à Gestão Universitária Integrada (Sagui). O Número UFSCar também pode ser localizado através do procedimento de troca/recuperação de senha.

No link abaixo, há um tutorial de como saber qual é o seu Número UFSCar. Mais informações também podem ser obtidas com a equipe do Departamento de Atendimento e Suporte ao Usuário (DeASU) da SIn, pelo telefone (16) 3351-8150.

- Veja aqui como saber facilmente qual é o seu Número UFSCar