Fabricio Mazocco - Publicado em 16-02-2017 13:00
Prorrogadas inscrições para especialização a distância em saúde do idoso
Início do curso está previsto para 7 de março de 2017. Foto: Reprodução
O curso de especialização em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa da UFSCar lança em 2017 sua versão a distância em conjunto com a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade. O prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 3 de março.

O objetivo é oferecer subsídios teóricos e práticos e condições necessárias para atuação profissional no âmbito da revitalização e reabilitação de indivíduos com idade superior a 60 anos. Para tanto, serão abordadas as características fisiológicas do envelhecimento e seus aspectos contemporâneos, as principais doenças que prejudicam a saúde dos idosos e normas para avaliação e prescrição de intervenções revitalizadoras e reabilitadoras, bem como as condições sociais de assistência em saúde, assistência integral e multidisciplinar.

O curso, sob a coordenação do professor José Rubens Rebelatto, tem como público-alvo graduados em Fisioterapia, Educação Física, Gerontologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem. Todos os alunos deverão ter experiência mínima para uso de computador e ter acesso à internet, além de disponibilidade de 6 a 10 horas semanais para dedicar à especialização. O curso prevê a realização de atividades presenciais no Campus São Carlos da UFSCar e atividades a distância no ambiente virtual Moodle.

Ao todo, são 11 módulos temáticos e um conjunto de 31 disciplinas. Destas, três constituem temas transversais, os quais serão abordados ao longo de todo o curso. As disciplinas contarão com material didático, pelo menos uma webconferência realizada pelo professor responsável, atividades individuais ou em grupo e canais de comunicação entre professor, tutor e estudantes.

As inscrições foram prorrogadas e serão recebidas até o dia 3 de março. Os interessados que pagarem o curso à vista terão desconto de 10% nas mensalidades. Ex-alunos da UFSCar, tanto de graduação como de pós-graduação, têm desconto de 25% nas mensalidades. Outras informações sobre processo seletivo, avaliação, custos e disciplinas podem ser encontradas no site do Laboratório de Pesquisa em Saúde do Idoso. Conheça mais sobre o curso também no vídeo de apresentação.