Denise Britto - Publicado em 10-03-2017 11:32
ProACE promove reunião com alunos no Campus Sorocaba
ProACE fará reuniões periódicas com alunos do Campus Sorocaba. Foto: Mariana Ignatios
No último dia 22 de fevereiro, a equipe da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) esteve reunida com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e coletivos de alunos no Campus Sorocaba da UFSCar. O principal objetivo foi tratar sobre a regulamentação da Bolsa Alimentação Complementar Emergencial. "Esse auxílio foi pactuado, mas ainda não está regulamentado no Programa de Assistência Estudantil (PAE) da UFSCar", explica Francy Mary Alves Back, Pró-reitora Adjunta da ProACE. "A regulamentação serve para tornar o benefício mais claro, evitando preocupações e dando mais segurança aos alunos", esclarece a Pró-reitora.

Francy recorda que o benefício foi uma conquista dos estudantes em 2016 e é destinado a complementar a Bolsa Alimentação. O valor de R$110 é destinado ao café da manhã diário, jantar dos sábados bem como almoço e jantar dos domingos. Atualmente, cerca de 1900 alunos dos quatro campi da UFSCar recebem esse auxílio.

"Desde quando assumimos a gestão, estamos tentando regulamentar esse benefício, que foi implementado sem critérios claros de funcionamento, o que traz muita preocupação aos beneficiários e dificulta a execução por parte da Instituição. Assim, nos propusemos a construir o regramento em parceria com os estudantes", explica Francy.  "Queremos que os alunos apresentem uma proposta de regulamentação do auxílio alimentação emergencial, assim como a Pró-reitoria fará estudo técnico para que juntos possamos construir um benefício viável de ser implementado e mantido", afirma a gestora.

Enquanto o benefício não é regulamentado, a ProACE divulgou um calendário de pagamentos para o ano de 2017, o que motivou os estudantes do Campus Sorocaba a solicitarem reunião com representantes da ProACE. "A partir do diálogo, foi possível construir emergencialmente uma proposta para atendimento de bolsistas que permanecem nos campi durante o recesso acadêmico, algo que não estava previsto no calendário proposto inicialmente pela ProACE", esclarece Francy. "Todos os procedimentos foram acordados a partir do protagonismo estudantil", destaca a Pró-reitora adjunta.

Além da regulamentação da Bolsa Alimentação Complementar Emergencial, a reunião também tratou sobre o vale transporte destinado aos alunos ingressantes nos cursos de graduação do Campus Sorocaba e sobre o encaminhamento de obras que são de responsabilidade da ProACE, incluindo os trâmites de recebimento e acompanhamento das verbas destinadas a essas obras.

Gestão multicampi
O encontro marca o início de um trabalho para aprofundar a gestão multicampi da ProACE. "A ProACE vem regularmente conversando com o DCE e os coletivos estudantis para aprimorar a política de assistência estudantil da Universidade. A Pró-reitoria entende que só por meio do aprofundamento do diálogo é possível compreender as necessidades dos estudantes, assim como a gestão tem a oportunidade de esclarecer dúvidas e mostrar suas limitações", explica Francy.

"Faremos visitas periódicas, a cada dois meses, e isso será replicado nos quatro campi da UFSCar. E todas as vezes que visitarmos os campi, nos reuniremos tanto com as equipes locais quanto com os estudantes", detalha a gestora. A ProACE também está realizando reuniões periódicas com o Grupo de Mães e Pais Universitários (GMPU), com o coletivo de Comissão de Moradia e "faremos com todos os outros grupos que demandarem", completa Francy.

A próxima reunião da ProACE com o DCE e coletivos no Campus Sorocaba da UFSCar está agendada para o dia 19 de abril. No encontro, o grupo de estudantes deverá entregar a proposta de regulamentação da Bolsa Alimentação Complementar Emergencial.

Além de Francy e de nove alunos representes do DCE e coletivos estudantis, estiveram presentes na reunião do dia 22 de fevereiro o Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Leonardo Antônio de Andrade, a chefe do Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis (DeACE-So), Fabiana Midori Oikawa, a assistente social do DeACE-So, Márcia Regina Pires Braccial, o chefe da Seção de Assuntos Comunitários, Julio Cesar de Moraes, e o técnico do DeACE-So que acompanha as moradias estudantis, Alexandre Magela Gusmão.