Adriana Arruda - Publicado em 13-03-2017 13:00
UFSCar promove campanha solidária na Calourada 2017
Campanha solidária envolve doação de perucas para pacientes com câncer. Foto: Matheus Mazini / CCS
A partir do dia 20 de março, a UFSCar promove uma campanha solidária de doação de cabelos para confecção de perucas para pacientes com câncer. A iniciativa, idealizada e organizada pela professora Zaira Regina Zafalon, do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da Universidade, acontece no escopo das atividades de recepção dos novos estudantes - a Calourada 2017. Desde 2016, a campanha solidária ampliou seu alcance para nível municipal, propondo uma ação conjunta entre comunidade e Universidade. "O intuito é que ambas se aliem por um propósito em que não há barreiras físicas ou institucionais, uma vez que busca o bem do outro", ressalta a docente.

A doação de cabelos – com mechas de no mínimo 15 cm de comprimento – poderá ser feita em três datas: no dia 20 de março, das 17 às 21 horas, no Auditório 3 da Biblioteca Comunitária (BCo), localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar; no dia 21 de março, entre 14 e 18 horas, no Ginásio, na área Sul do Campus; e no dia 6 de maio, das 9 às 13 horas, na Praça do Mercado Municipal, localizada na Avenida Comendador Alfredo Maffei, 2454, no Centro de São Carlos (SP). Nesses dias haverá cabeleireiros voluntários para cortarem cabelos na hora, mas os interessados em doar também podem levar suas mechas já cortadas. "A expectativa é superar a quantidade de mechas arrecadadas no ano passado, que foi de 350", enfatiza Zaira. As perucas serão doadas para pacientes do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú (SP).

Para a docente, a realização de atividades solidárias como esta logo no início da vida universitária ajuda a promover uma aproximação saudável entre a Universidade e a comunidade. "A ação desperta, principalmente, o voluntariado, além de incentivar o aluno a perceber a comunidade em que se insere e a solidarizar-se com o próximo em um novo contexto social", afirma a idealizadora da campanha.

Em 2017, a campanha da Calourada Solidária conta com parceiros como a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e a Atlética, ambas da UFSCar, e do Centro de Voluntariado Universitário (CVU). Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook. As demais atividades da Calourada 2017 nos quatro campi da UFSCar - São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino - estão disponíveis no site www.calourada.ufscar.br.

Sobre a Campanha Solidária
Criada em 2014, a campanha solidária inicialmente ocorreu sob organização da Coordenação do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar. Em 2015, já foi possível contar com o apoio da ProGrad e de outros cursos da Universidade. No entanto, foi em 2016 que a Campanha adquiriu caráter institucional, uma vez que fez parte da agenda oficial da Calourada e teve a coleta de mechas de cabelo ampliada: um posto no Campus São Carlos da UFSCar e outro na Praça do Mercado Municipal de São Carlos. Neste ano, a intenção é que a campanha atinja mais voluntários dentro e fora da UFSCar.