Mariana Pezzo - Publicado em 14-03-2017 08:38
UFSCar está entre as 10 melhores universidades do País
Apenas 1,1% das universidades brasileiras receberam o conceito máximo. Foto: CCS
A UFSCar figura entre as 10 melhores universidades brasileiras, de acordo com os indicadores de qualidade da Educação Superior divulgados no dia 8 de março pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Em relação ao indicador mais abrangente, o Índice Geral de Cursos (IGC), a UFSCar galgou duas posições em relação à última avaliação, passando da 12ª para a 10ª posição.

Os dados divulgados referem-se ao ano de 2015. Para o cálculo do IGC, são considerados indicadores relacionados à graduação e à pós-graduação, tais como resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e da avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além da titulação e regime de trabalho do corpo docente. O Índice é apresentado em uma escala de 1 a 5, e a UFSCar manteve o conceito 5, atribuído a apenas 1,1% das Instituições de Ensino Superior avaliadas.

Além do IGC, o Inep divulgou os resultados do Enade e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o ciclo avaliativo de 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – o que, no caso da UFSCar, envolve o curso de Psicologia, oferecido no Campus São Carlos, e os cursos de Administração, Ciências Econômicas e Turismo, do Campus Sorocaba.

Os dados detalhados podem ser conferidos no site do Inep.