Mariana Ignatios - Publicado em 16-03-2017 10:44
Revista Eletrônica de Educação da UFSCar completa 10 anos
A revista é uma das primeiras em Educação somente online publicada em várias línguas.
A Revista Eletrônica de Educação (Reveduc), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, completa dez anos, em 2017, cumprindo com sua missão de divulgar a produção do conhecimento na área de Educação, a partir de artigos científicos, resenhas, entrevistas e ensaios, e também de buscar fomentar e aprofundar o debate sobre a educação brasileira. Com uma década de história, a Reveduc está avaliada com o conceito Qualis A2, na área de Ensino, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). "Isso significa que nossa revista tem uma qualificação internacional, ou seja, que ela faz um debate transnacional", explica a editora-chefe da publicação, Anete Abramowicz, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da UFSCar.

De acordo com a docente, a qualificação da revista mostra também a abrangência dos artigos publicados -  tanto pelos pesquisadores da UFSCar, quanto de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo - , de maneira a fomentar discussões e reflexões de temas inéditos dentro da área e promover um debate globalizado sobre Educação.

A Educação é um dos temas que mais preocupam a sociedade e um dos problemas mais graves do Brasil, devido à desigualdade na qualidade das ofertas de ensino. "Os mais pobres e negros do Brasil estão distantes de uma educação de qualidade. O índice de analfabetismo e a expulsão escolar são gigantescos, e uma revista nacional tem que contribuir para este complexo debate", afirma Anete.

Para comemorar o aniversário da Reveduc e do PPGE, que neste ano completa 45 anos, uma edição especial está sendo preparada, com lançamento para o próximo mês de maio. Será a 24ª edição da revista, que é publicada a cada quatro meses, desde 2013; antes disso, era publicada a cada seis meses. "A publicação nasce de um projeto de alguns docentes do PPGE que achavam que um programa histórico de pós-graduação como o nosso, um dos mais antigos e respeitos em Educação do Brasil, não poderia prescindir de uma revista. A Reveduc acaba sendo um patrimônio simbólico do PPGE, uma espécie de continuidade de sua história e sua contribuição científica para o cenário da educação brasileira", destaca Anete Abramowicz.

A revista é uma das primeiras em Educação publicada somente online e em vários idiomas (Português, Inglês e Espanhol), dirigida a pesquisadores, profissionais e estudantes da área. Anete afirma que vários dossiês importantes foram publicados, mas destaca a edição "Infância e Relações Étnico-Raciais" (2015). "Esta edição participou de edital promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), e ficou em primeiro lugar. Foi uma alegria receber este prêmio", diz a editora-chefe.

A Reveduc pode ser acessada no link www.reveduc.ufscar.br.