Mariana Ignatios - Publicado em 20-03-2017 10:24
Projeto Música em Família está com inscrições abertas
A proposta do projeto é compreender a importância do processo musical. (Foto: Reprodução)
O Laboratório de Musicalização do Departamento de Artes e Comunicação (DAC) da UFSCar está com inscrições abertas no projeto de extensão Música em Família. A iniciativa oferece aulas de iniciação musical para bebês com atividades às segundas-feiras, para bebês de oito a 36 meses; e às quartas-feiras, para crianças de três a quatro anos de idade, todas acompanhadas de pais e familiares. As novas turmas terão início no próximo dia 27 de março, às 18 horas.

O Música em Família existe na UFSCar há 12 anos com o objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, além do estreitamento das relações afetivas entre os bebês e seus pais e familiares. "As atividades propostas são desenvolvidas com papéis diferenciados entre os adultos e crianças, mas todos cantam e dançam", explica a professora Ilza Zenker Leme Joly, do DAC e coordenadora da atividade.

"A música vem como conhecimento de mundo, fazendo parte de tudo o que a criança está aprendendo, auxiliando-a no desenvolvimento da fala, no raciocínio, na construção de sua identidade, no autoconhecimento; [a música também ajuda a criança] a lidar com seus sentimentos e, principalmente, estimula a expressão artística. Enfim, a música é parte inerente do desenvolvimento; [é fundamental] para se comunicar e se entender", defende Joly.

Além da música, o projeto de musicalização ensina os pais a compreenderem a importância do processo musical. "Eles passam a valorizar a educação musical no desenvolvimento de seus filhos, mais do que como apenas aprendizado de instrumentos musicais", conta a professora.

A coordenadora ressalta também a importância do projeto para os estudantes do curso de Música da UFSCar, que ministram as aulas trabalhando com as crianças e seus familiares. Ela diz que os universitários vão se revezando no ensinar, apoiar e supervisionar todo o processo da atividade e, ao final de dois anos, têm uma experiência completa e real do processo de ensino-aprendizagem. "Os alunos constroem um repertório enorme de música, roteiro, material e método, instrumentos e brinquedos e saem preparados para ofertas de trabalhos significativos na área", afirma Joly.

O primeiro módulo de 2017 do Música em Família terá início em 27 de março com término previsto para o dia 30 de junho, em um total de 12 aulas, com custo de R$ 200. Os interessados devem enviar e-mail para musicalizaufscar@gmail.com indicando o nome e idade da criança. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail das inscrições.