Gisele Bicaletto - Publicado em 20-03-2017 10:51
Evento na UFSCar aborda a parceria entre escola e universidade
Encontro do PIBID-UFSCar aborda parceria entre escola e universidade. Foto: Reprodução
No dia 25 de março, a UFSCar realiza um novo encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid-UFSCar). O tema do evento será "Olhares e vozes da parceria escola-universidade" e estarão presentes integrantes da comunidade universitária da UFSCar e da rede de ensino de São Carlos.

A sessão de abertura será às 8h30 com a participação da Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann; do Pró-reitor de Graduação, Ademir Caldeira; da coordenadora de gestão do Pibid-UFSCar, Márcia Onofre; além de representantes da Secretaria Municipal de Ensino (SME) e da Diretoria de Ensino da região de São Carlos. A mediação será da professora Isadora Valencise Gregolin, coordenadora de subprojeto na área de Letras do Pibid-UFSCar.

"O impacto do Pibid nas escolas parceiras sob o olhar da gestão" é o tema que será apresentado das 9 às 10 horas. Participam do debate representantes das escolas municipais Carmine Botta e Dalila Galli e das escolas estaduais Dona Aracy Leite Pereira Lopes, João Jorge Marmorato, Marivaldo Carlos Degan e Orlando Perez. A mediação será da professora Márcia Duarte, coordenadora do subprojeto da Educação Especial do Pibid-UFSCar.

Na sequência, a temática será "A voz dos bolsistas participantes sobre diferentes temáticas". Na ocasião, os bolsistas que atuam nas escolas abordarão o reflexo do Pibid na formação inicial dos licenciandos, na prática dos professores colaboradores e dos professores supervisores, na gestão da escola, na escola como um todo e na comunidade. A apresentação será mediada pela docente Clélia de Paula Marques, coordenadora do subprojeto da Química no escopo do Pibid-UFSCar.

Pibid-UFSCar
O Programa teve início em 2009 e tem como objetivo geral desenvolver, de forma compartilhada e colaborativa, atividades que auxiliem na formação inicial dos licenciandos e na formação continuada dos professores da Educação Básica, bem como incidam de forma positiva na melhoria dos processos de ensino-aprendizagem. Cada subprojeto participante do Pibid-UFSCar desenvolve atividades tanto no âmbito específico de sua área como também atividades interdisciplinares, buscando contemplar diversos eixos temáticos do Programa.

O evento do dia 25 de março tem início às 8 horas com um café no pátio da Biblioteca Comunitária (BCo) e as apresentações começam às 8h30 no Teatro Universitário Florestan Fernandes, ambos na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.