Eduardo Sotto Mayor - Publicado em 17-04-2017 09:51
Abril marca estreias na programação da Rádio UFSCar
Abril marca estreias na programação da Rádio UFSCar. Foto: FAI.UFSCar
Música, informação, arte, cultura e muita diversão. A Rádio UFSCar 95,3 FM estreia sua nova temporada de programas neste primeiro semestre de 2017. Passam a ser transmitidos programas musicais como o Rock 80 Brasil, com canções que marcaram a geração dos anos de 1980, o Polemisongs, com controvérsias e polêmicas do mundo da música, e o Sampleô, um estudo sobre o rap e suas técnicas, a partir dos beats dos DJ’s. A música psicodélica e os clássicos do hard e do heavy metal estarão presentes nos programas Stoner Time e Rádio Vortex. Também haverá novidades para a música eletrônica, instrumental e o jazz norte-americano. As locutoras Priscila Paladino e Vanessa Torres continuam comandando a programação ao vivo de segunda a sexta-feira.

Dentre as novidades na grade da emissora destaque para o Cume.FM - Saia do Sofá, programa sobre atividades ao ar livre elaborado pelo grupo de montanhismo e escalada da UFSCar; já a atração intitulada Educação em Debate vai abordar políticas públicas educacionais. A divulgação científica ganhará mais espaço na programação 2017 da emissora com o Sem tesão, não há solução, que traz entrevistas com pesquisadores de uma forma descontraída. Também terão início programas voltados aos interesses tanto de servidores como estudantes da Universidade; e outros que enfocam a diversidade e questões de sexualidade e gênero. A voz indígena também tem lugar garantido.

Desde a sua fundação, a Rádio UFSCar promove a criação e veiculação de programas em parceria com a comunidade. Diego Doimo, gerente da emissora, conta que a maioria dos programas, tanto as co-produções como os independentes, foi selecionada por chamada pública. "Essa é uma forma democrática de acesso da comunidade, que sempre fez parte da história emissora, à comunicação social", garante Doimo. Já Ronaldo Gomes, programador da rádio, comemora os novos programas. "Temos trabalhado com programas que já existiam e muitos novos, além de várias outras atrações que vão trazer mais diversidade para nossos ouvintes", garante ele.

Os programas que já fazem parte da história da emissora, como Manheee, Ensino Básico em Revista, Paideia, Vozes Negras e Orelha Extra continuam sendo veiculados, a exemplo dos programas musicais Banquete de Hits, Hora Extra, Mixtape, Caixa de Entrada, Latitudes Latinas, Voz da Rua, As margens da cidade, Digestivo, Machina Metal, Espalha Brasa, Africanidade, Arte do Blues e o Alvorada Sertaneja.

A informação está presente na programação, com boletins que vão ao ar durante todo o dia, assim como as notícias do esporte no Memória do Esporte, que traz as músicas e as histórias de eventos esportivos do passado, e no Esporte Alternativo, que aborda modalidades esportivas não tão populares. O Playbeat, outra novidade, vai trazer notícias do mundo dos jogos eletrônicos e curiosidades sobre games antigos. Confira os programas e horários aqui.

A Rádio UFSCar pode ser sintonizada em 95,3 FM para São Carlos e região, e para todo o mundo por meio do site www.radio.ufscar.br, ou pelo aplicativo Radio Garden, em www.radio.garden. Mais informações pelo telefone (16)3351-8099.