Denise Britto - Publicado em 16-05-2017 13:00
UFSCar participa de seminário sobre docência no Ensino Superior
Equipe da UFSCar participou da discussão sobre ensino superior. Foto: Acervo pessoal
No último dia 9 de maio, foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) o I Seminário da Rede de Apoio à Docência no Ensino Superior (Rades), com o tema "Os desafios da Pedagogia Universitária". A Rades, idealizada por professores da Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi criada em 2015 e visa construir um espaço coletivo de ações institucionais de formação pedagógica e articulação da produção do conhecimento sobre o tema.

O evento debateu os desafios da pedagogia universitária a serem enfrentados tanto pelos professores, no âmbito dos diferentes cenários de aprendizagem em que atuam, bem como pelos gestores das universidades de modo a conceber e dar sustentabilidade a ações institucionais que apoiem o trabalho docente.

Representando a UFSCar, estiveram presentes no evento o Pró-Reitor de Graduação, Ademir Donizeti Caldeira; a Secretária Geral de Educação a Distância, Marilde Terezinha Prado Santos; o professor Fernando Stanzione Galizia, do Departamento de Metodologia de Ensino (DME); e pedagogas que atuam na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) e no Campus Lagoa do Sino. Na ocasião, Caldeira destacou o interesse da UFSCar em participar da Rades, colocando a instituição à disposição para firmar parcerias e colaborar na discussão sobre os desafios da docência no Ensino Superior.

Mais informações sobre a Rades estão disponíveis em www.ea2.unicamp.br/rede.