Gisele Bicaletto - Publicado em 14-06-2017 13:00
USE realiza Festa Junina para pacientes atendidos na Unidade
Crianças interagem durante apresentação teatral na Festa Junina. Foto: Gabrielli Turman
Na manhã desta quarta-feira, dia 14 de junho, a Unidade Saúde-Escola (USE) da UFSCar realizou a Festa Junina, promovida pela Linha de Cuidado "Infância e Adolescência". A atividade acontece desde a criação da USE, há mais de 10 anos, e tem por objetivo promover um espaço de integração, confraternização e socialização para crianças e adolescentes atendidos e seus familiares.

"Nossas atividades sempre têm o intuito central da inclusão. Além disso, na Festa Junina, por exemplo, oferecemos diversão com jogos de argola, brinquedos infláveis, quadrilha e apresentações artísticas", relata Ana Carolina Campos, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar e coordenadora da Linha "Infância e Adolescência" da USE, que atende, atualmente, 200 pacientes, entre bebês, crianças e adolescentes em condições de saúde diversas, desde deficiências físicas, intelectuais e motoras até alergias.

A produção da festa conta com a participação de toda a equipe de Enfermagem, psicólogos, recepcionistas, assistentes sociais, estagiários, docentes, além das famílias das crianças e adolescentes que são atendidos na Linha. "Todo mundo colabora com a organização e realização do evento. As mães nos ajudaram muito na decoração e também trouxeram contribuições", destaca a coordenadora.

Além do aspecto social e de confraternização, a Festa Junina colabora com o desenvolvimento dos pacientes. "Nossos estagiários auxiliam as crianças com problemas de mobilidade para participarem das brincadeiras, mostrando que elas são capazes de realizar todas as ações", descreve Campos. Para Nayla, mãe do João, de 4 anos, que é atendido na USE, a festa é um momento de diversão. "A equipe é muito prestativa e agrada muito as crianças. Meu filho evoluiu muito aqui e adora participar da Festa Junina", comemora a mãe. João e Michele são pais de Guilherme, que tem 2 anos, e participou pela primeira vez da Festa. "A iniciativa é muito bacana. Ele gostou da festa e se divertiu muito", afirmam os pais.

Vinícius tem 15 anos e está na USE há 12. "Ele gosta de vir para a festa, é uma diversão para ele. Eu acho que a festa é uma recompensa pelo esforço dele que vem três vezes por semana aqui para o tratamento", conta Roseli, mãe do jovem. Já para Vitória, de 13 anos, atendida na USE desde os 4, o evento é um momento de descontração. "Eu gosto da festa toda, da decoração e das pessoas. É um momento bom para todas as crianças, para a gente sair da monotonia", diz ela.

Para a realização desta edição da festa, a USE contou com a doação de pães, por um grupo esportivo de São Carlos, dos brindes para as brincadeiras, comidas e bebidas e com a instalação de brinquedo inflável pela empresa Travessos Brinquedos. Além disso, a festa teve a participação de graduandos da UFSCar que integram o grupo teatral Cia Corpo e Palco, que promoveu contação de histórias com contos brasileiros; apresentação de grupo de violeiros, quadrilha e intervenção com fantoches. "A festa é uma oportunidade também de integração com a comunidade externa da USE, já que temos espaço para diferentes ações durante o evento que podem ser realizadas por membros da nossa Universidade", conclui Luciana Agnelli, professora do Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da UFSCar e vice-coordenadora da Linha de Cuidado "Infância e Adolescência".