Mariana Pezzo - Publicado em 13-07-2017 13:00
Pós-graduação em Educação inscreve para 2018, com ações afirmativas
Processo reserva vagas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Foto: Divulgação.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSCar, que está completando 40 anos tendo reconhecida a qualidade da formação que oferece e das pesquisas que desenvolve, está com inscrições abertas até 21 de julho no processo seletivo para ingresso em seus cursos de mestrado e doutorado em 2018. Todas as informações referentes ao processo devem ser conferidas nos documentos disponíveis no site do Programa.

Este é o primeiro processo seletivo do PPGE após a aprovação de seu programa de ações afirmativas, voltado à garantia da diversidade e da equidade no acesso à pós-graduação. Neste processo, estão sendo reservadas 20% das vagas a estudantes negros, indígenas e com deficiência. Essa reserva será progressivamente ampliada, chegando a 35% em 2021. A proposta, elaborada por comissão que contou com a participação de docentes e discentes, bem como de integrantes dos coletivos Frente Negra UFSCar e Centro de Culturas Indígenas, pode ser conferida no site do PPGE, e traz as referências legais que a fundamentam; dados sobre as desigualdades de cor/raça, etnia e gênero na pós-graduação brasileira; e a caracterização de experiências de ações afirmativas em curso em outras instituições, além do histórico das discussões no próprio PPGE.

No total, são oferecidas neste processo seletivo 88 vagas, sendo 49 para o mestrado e 39 para o doutorado. Elas estão divididas em sete linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Matemática; Educação Escolar: Teorias e Práticas; Educação, Cultura e Subjetividade; Estado, Política e Formação Humana; Formação de Professores e outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem; História, Filosofia e Sociologia da Educação; e Práticas Sociais e Processos Educativos. Os detalhes do processo seletivo devem ser conferidos no site.

O PPGE, cujo curso de mestrado é um dos mais antigos do País, recebeu conceito 5 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, dentre outras características, tem linhas de pesquisa consolidadas e produção acadêmica de referência nacional. Saiba mais em www.ppge.ufscar.br.