Mariana Pezzo - Publicado em 07-08-2017 15:30
Curso de extensão refletirá sobre a formação política de professores
Manifestação de professores no RJ. Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil.
Estão abertas as inscrições no curso de extensão "Elementos para a formação política de professores", que acontecerá a partir do dia 15 de setembro no Campus Sorocaba da UFSCar. Oferecido como Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), o curso é voltado aos estudantes dos cursos de licenciatura do Campus, professoras e professores das redes pública e privada de ensino de Sorocaba e região e outras pessoas interessadas. Serão 32 horas em atividades presenciais - a cada 15 dias, às sextas-feiras, das 14 às 18 horas - e outras 28 horas a distância, em ambiente virtual de aprendizagem. O primeiro encontro acontece no dia 15 de setembro, na sala 109 do edifício ATLab.

A Aciepe é oferecida pelo Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores, sob a coordenação de Marcos de Oliveira Soares, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So), e participação de Lúcia Maria Salgado dos Santos Lombardi, docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So) da UFSCar. Dentre outros objetivos, as discussões buscarão analisar as políticas educacionais vigentes, materializadas em reformas educacionais, investigando nelas elementos possivelmente causadores da precarização do trabalho docente; estudar o papel do professor como um trabalhador assalariado; refletir sobre a relação entre a universidade e a escola, bem como sobre a importância e a pertinência dos estágios supervisionados; e problematizar temas como as relações de poder na sociedade desigual e nas escolas, o preconceito e as discriminações e a importância das diferentes culturas nos ambientes escolares.

Estão sendo oferecidas 10 vagas para estudantes de cursos de licenciatura do Campus e outras 40 vagas para as demais pessoas interessadas. Para estudantes, as inscrições acontecerão nos dias 10 e 11 de agosto, na fase de ajuste de inscrição em atividades curriculares e inscrição em atividades fora da matriz curricular no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). As demais pessoas devem enviar e-mail para gpforpp@gmail.com, por meio do qual também podem ser solicitadas outras informações.

Mais informações sobre esta Aciepe, bem como a relação completa de Aciepes oferecidas neste segundo semestre, podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Extensão.