Mariana Pezzo - Publicado em 07-08-2017 17:30
Curso de extensão abordará a questão agrária no Brasil
Curso é para interessados em repensar o modelo de desenvolvimento rural. Foto: Paulo Filgueiras/GERJ
O Núcleo de Pesquisa e Extensão Rural (NuPER) da UFSCar oferece neste segundo semestre o curso de extensão "Repensando a pesquisa e extensão rural universitária: sujeitos, conflitos e direitos". Oferecido na forma de Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão), o curso, em um total de 60 horas, tem 30 vagas para estudantes de graduação da UFSCar e 10 para outras pessoas, com ou sem vínculo com a Universidade - servidores da Instituição, estudantes de pós-graduação, lideranças de movimentos sociais e representantes de organizações da sociedade civil e interessados em repensar o modelo de desenvolvimento rural para o País.

A Aciepe está estruturada em quatro eixos básicos, cada um com seus temas específicos: Eixo 1 - Sujeitos (com os temas agronegócio, campesinato e camponeses); Eixo 2 - Conflitos (movimentos sociais, luta pela terra, atingidos por barragens, questão ambiental); Eixo 3 - Direitos (Justiça e questão agrária, políticas públicas e direitos das mulheres, a questão agrária no atual contexto); e Eixo 4 - Pesquisa e Extensão (a extensão rural e o papel da assistência técnica e suas instituições, a extensão universitária, o papel das universidades, o acúmulo do NuPER). Ao final das atividades, deverá ser realizada visita guiada a um assentamento rural da região.

O curso será realizado às terças-feiras, às 19 horas. O primeiro encontro acontece no dia 22 de agosto, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais (DCSo), na área Sul do Campus São Carlos. Para estudantes de graduação da UFSCar, as inscrições serão feitas nos dias 10 e 11 de agosto, na fase de ajuste de inscrição em atividades curriculares e inscrição em atividades fora da matriz curricular no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Outras pessoas interessadas deverão enviar e-mail para joelson@ufscar.br.

Mais informações sobre esta Aciepe, bem como a relação completa de Aciepes oferecidas neste segundo semestre, podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Extensão.