Mariana Pezzo - Publicado em 09-08-2017 17:00
Curso de extensão busca formação de lideranças na área socioambiental
Formação resulta de projeto sobre bacias hidrográficas. Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas.
Neste segundo semestre, o Campus Sorocaba da UFSCar oferece o curso de extensão "Políticas públicas urbanas e meio ambiente: formação de líderes locais e movimentos sociais", voltado a estudantes de graduação da Universidade (15 vagas) e, também, à formação de novas lideranças locais e, assim, ao fomento de novas entidades e coletivos para a discussão das políticas públicas socioambientais na região (com outras 15 vagas para o público geral). Para alunos de graduação, as inscrições acontecem de 11 a e 14 de agosto, no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). Os demais interessados devem encaminhar e-mail ao coordenador da atividades, o professor André Cordeiro Alves dos Santos, do Departamento de Biologia (DBio-So), no endereço andrecas@ufscar.br.

Dentre os objetivos do curso estão o entendimento do histórico da participação social coletiva e das principais lutas sociais e ambientais no Brasil; a discussão das formas de organização, gestão e ação de entidades da sociedade civil; e, como registrado, o fomento à formação de novas entidades e coletivos da sociedade civil organizada, bem como de redes entre essas entidades. As atividades terão momentos teóricos e práticos e os encontros acontecerão aos sábados no período da manhã, no Núcleo de Extensão em Educação, Tecnologia e Cultura (ETC), que fica na Rua Maria Cinto de Biagi, nº 130, no bairro Jardim Santa Rosália. O primeiro encontro será no dia 26 de agosto, das 9 às 12 horas.

Mais informações sobre este curso, bem como sobre outras iniciativas oferecidas neste segundo semestre, podem ser conferidas no site da Pró-Reitoria de Extensão.