Adriana Arruda - Publicado em 08-03-2019 14:00 - Atualizado em 08-03-2019
Biblioteca Comunitária da UFSCar tem programação especial na Calourada
Atividades são gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas (Imagem: Divulgação)
De 11 a 23 de março, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar promove uma programação especial no âmbito da Calourada 2019, para recepcionar e acolher os novos estudantes da Universidade. As ações começam no dia 11, com o #pipocanabco, que distribuirá pipoca grátis ao longo do dia com o intuito de atrair a comunidade acadêmica para o entorno da Biblioteca.

No dia 12, às 14h30, acontece a mesa-redonda "As múltiplas facetas da nova Biblioteca: inquietações e desafios do bibliotecário", que comemora o Dia do Bibliotecário e objetiva debater as transformações nas bibliotecas, a partir das múltiplas formas de acesso ao conhecimento e da superexposição de informações. O encontro terá a presença dos bibliotecários Marcos Teruo Ouchi, do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da Prefeitura Municipal de São Carlos; Larissa Menezes Spanó, do Sesc São Carlos; Juliana de Souza Moraes, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP); e Estela Maris Ferreira, do Colégio Anglo. Pessoas interessadas em participar devem realizar inscrição por meio do preenchimento deste formulário online.

Apresentações musicais também fazem parte da programação: no dia 13, às 15h30, com o grupo Sons Vítreos, do Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar; e, no dia 19, às 20 horas, com a Big Boom Orchestra.

Já no dia 20, às 12h45, a BCo realiza uma roda de conversa com a equipe do Fórmula Route da Universidade, durante a qual serão abordados os principais desafios enfrentados pelo time e os resultados da competição Fórmula SAE Brasil 2018. A roda de conversa terá a participação de Abel Almeida, estudante de Biotecnologia; Mateus Mendes e Mateus Carneiro de Campos, alunos de Engenharia Mecânica; Fernando Rodi, da Engenharia Física; e Ryan Feitosa, da Engenharia Elétrica.

Outras ações serão promovidas no escopo do UFSCar on Fire, evento que visa proporcionar um ambiente para integração de esportes eletrônicos e fortalecimento da identidade cultural geek dentro da Universidade. Haverá caça ao tesouro, para familiarizar os novos alunos com o ambiente da BCo e com o sistema Pergamum, utilizado na Biblioteca; oficina de RPG; workshop de desenho; e concurso de Cosplay. Para algumas atividades, há necessidade de inscrição prévia, que deve ser feita pelo Facebook, onde também estão mais informações.

Além disso, estarão disponíveis para visitação, na BCo, exposições com fotos, objetos, livros e até um protótipo de carro de Fórmula 1. Toda a programação é gratuita, aberta às pessoas interessadas e acontece nas dependências da BCo, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. O cronograma completo está disponível neste link e dúvidas podem ser esclarecidas com o Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo pelo e-mail acaocultural.bco@ufscar.br.