Mariana Pezzo - Publicado em 18-05-2020 16:00
Ciclo de palestras aborda experiências de modernização do ensino
Debates são abertos a todas as pessoas interessadas (Imagem: CCS/UFSCar)
A partir desta quarta-feira, dia 20 de maio, o Movimenta Materiais - Programa Brasil Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA) - inicia ciclo de palestras e debates por webconferência para apresentação dos principais resultados das primeiras missões de estudo aos EUA realizadas no âmbito do Programa na UFSCar, em 2019 e no início de 2020.

O PMG-EUA é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Fulbright, e a UFSCar é uma das oito instituições nacionais selecionadas para participar do Programa, com seu curso de graduação em Engenharia de Materiais. Dentre os temas que devem ser abordados ao longo do ciclo de palestras estão metodologias ativas de ensino e aprendizagem, softskills, espaços maker, trilhas acadêmicas, empreendedorismo, simulação computacional, avaliações docente e discente, engenharia "mão na massa" (hands on), dentre outros.

No primeiro encontro, a apresentação será de Carlos Henrique Scuracchio, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa), que participou, entre setembro e outubro de 2019, de comitiva brasileira que visitou o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Harvard University, Olin College of Engineering, University of Pittsburgh, Rice University e a University of Texas.

Os encontros acontecerão sempre das 16 às 17 horas, via Google Meet, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail alucas@ufscar.br.